INSTITUCIONAL
 
DIRETORIA
 
SERVIÇOS
 
LEGISLAÇÃO
 
LOGIN
 
 
 
PRINCIPAL
BLOGS E SITES DE JORNALISTAS
ARTIGOS
NR
BALANCETES
CONVÊNIOS
BOLSA EMPREGO
BOLSA ESTÁGIO
TV COMUNITÁRIA
CLUBE DA IMPRENSA
LINKS
CONTATO
CADASTRO DE USUÁRIOS

 
 
Almoço de lançamento do Prêmio Congresso em Foco 2010

Hoje, no restaurante Dudu Camargo, foi lançada a 5ª edição do prêmio. Votação dos jornalistas começa amanhã, quarta, e se encerra na quinta. O presidente do Sindicato dos Jornalistas do DF, Romário Schettino, esteve presente. Lincoln Macário, presidente eleito do SJPDF, também.

Para marcar o início das atividades relativas à edição 2010 do prêmio, seus organizadores almoçaram hoje no restaurante Dudu Camargo. Apoiadores do prêmio, jornalistas da cidade e parlamentares vencedores nas edições passadas se reuniram para uma exposição do que se planeja para esta edição. O Sindicato dos Jornalistas do DF, que apóia o evento foi representado pelo seu presidente Romário Schettino. O presidente eleito, Lincoln Macário também participou do almoço.

 

“O objetivo central do Prêmio Congresso em Foco é enfrentar o mito de que ‘todos os políticos são iguais’. O prêmio parte da premissa de que é possível ainda mais demarcar as diferenças se as características que se esperam de cada político forem reforçadas. Assim, a lógica que perpassa o prêmio é valorizar o trabalho dos deputados e senadores que, no entender dos jornalistas que cobrem o Congresso e dos leitores do site, mais aproximam seu trabalho do atendimento dos principais interesses da sociedade brasileira. O debate em torno da premiação acaba sendo um estímulo para a participação política da sociedade, já que são os internautas que definem a classificação final”, disse Sylvio Costa idealizador do prêmio e diretor do site Congresso em Foco.

 

Primeira etapa – Serão recolhidos os votos dos jornalistas que fazem a cobertura do Congresso Nacional. Eles escolherão os deputados e senadores que, no seu entender, melhor representaram em 2010 os interesses da população. A votação, na quarta e na quinta-feiras (1º e 2/9), será acompanhada pelo Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal. No ano passado, 176 jornalistas, ligados a 49 diferentes veículos, participaram da votação.

 

Da votação dos jornalistas, resulta uma lista de 25 deputados federais e dez senadores. Todos os parlamentares selecionados pelos jornalistas serão premiados com certificados.

 

Os jornalistas indicarão também parlamentares que receberão menções especiais em áreas como combate à corrupção, defesa da saúde, da educação e do meio ambiente e também os responsáveis pela melhor iniciativa do Congresso em 2010 (projeto aprovado, decisão administrativa etc).

 

Segunda etapa - No sábado (4/9), o site divulgará a lista dos parlamentares escolhidos pelos jornalistas. Na segunda-feira (6), começará a segunda etapa, com a votação feita pelos leitores do Congresso em Foco pela internet. Este ano, ao contrário dos anos anteriores, não haverá o acompanhamento on-line da votação. O Congresso em Foco publicará relatórios parciais ao longo do período de votação com os resultados até aquele momento. A medida permitirá submeter os votos a uma auditoria mais rigorosa, antes da validação, para evitar possíveis fraudes.

 

A votação pela internet se estenderá até 31 de outubro. Em 22 de novembro, em Brasília, serão premiados com troféus os três deputados e os três senadores mais votados pelos internautas e com placas, os que ficarem entre a quarta e a décima colocação.  



0 comentário(s) |


 
SCEN Trecho 1 conjunto 2 lote 1A - Clube da Imprensa  |  (61) 3343-2251 / 3344-1488 / fax: (61) 3343-1317