Interno
Publicado em Segunda, 10 Outubro 2016 16:47
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

Trabalhadores aprovam novo Acordo Coletivo da EBC

Em assembleia realizada nesta quinta-feira (15), os trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação aceitaram a proposta negociada pelos sindicatos para o novo Acordo Coletivo de Trabalho 2016-2017. A nova proposta garante o reajuste inflacionário (7,87%) nos benefícios e de 6,87% nos salários, além de preservar a maioria das cláusulas sociais.

A semana foi de muita negociação entre a empresa e os sindicatos após a decisão da assembleia de apresentar uma nova contraproposta, depois da rejeição do acordo apresentado pelo TST. Até às 13h, minutos antes de iniciar a assembleia desta quinta, os sindicatos ainda pressionavam a empresa por um acordo que não retirasse direitos.

Foi mantida grande parte do texto do ACT 2015/16, destacando as cláusulas de hora-extra, do abono dos dias não trabalhados, da multa pelo descumprimento do acordo e a que determina que a empresa retire o cargo de chefias dos gestores que assediam os trabalhadores que forem julgados na comissão de ética. Apenas cinco cláusulas foram retiradas. Incialmente, a EBC propôs eliminar 39 cláusulas do acordo (veja o histórico abaixo)

Para Gésio Passos, coordenador-geral do SJPDF, a atuação dos sindicatos e dos trabalhadores foi fundamental, pois não permitiu que a empresa retirasse grande parte dos direitos já conquistados. "Temos que destacar a postura intransigente da direção da EBC que se retirou da mesa de negociação e desejava cortar quase 40 cláusulas do ACT. A empresa mostrou todo desrespeito aos trabalhadores e desvalorização da comunicação pública”, afirma Passos.

CONFIRA AQUI O ACT

Histórico

A pauta de reivindicações dos trabalhadores foi protocolada no dia 15/9 (veja aqui). Os  empregados enfrentam uma negociação muito difícil que foi interrompida unilateralmente pela empresa no dia 19/10. A EBC justificou a medida pela negativa da Confederação dos Trabalhadores de Comunicação e Publicidade (CONTCOP) em participar da negociação. Além de levar essa questão para ser decidida no TST, a direção da empresa apresentou a primeira proposta de ACT diretamente ao órgão. Nessa contraproposta, a empresa previa  aumento nos salários e benefícios de 4.5% (cerca de metade da inflação acumulada do período) e a exclusão de 39 cláusulas do documento.

No início de novembro, os trabalhadores decretaram estado de greve. Uma primeira audiência de mediação foi realizada no TST. As partes não entraram em consenso e ficou determinado que a empresa apresentasse uma proposta diretamente para as entidades sindicais e para os trabalhadores. Depois de muita pressão, no dia 28/11, a EBC apresentou a proposta. Nela, a diretoria oferecia 5% de reajuste nas cláusulas econômicas, além da retirada de 10 cláusulas do ACT e a modificação da redação de dezenas de cláusulas. Medidas essas que atacavam vários direitos conquistados anteriormente pelos trabalhadores. 

Uma última audiência de mediação foi realizada no TST no dia 30/11, quando também não houve entendimento entre as partes. Na ocasião foi sugerida a apresentação da proposta de mediação pelo próprio ministro (confira todas as informações aqui).

Os trabalhadores rejeitaram essa proposta apresentada pelo ministro durante assembleia de sexta-feira, 9/12.  Na noite de sexta, a EBC entrou em contato com os dirigentes sindicais e agendou uma reunião para negociar com os trabalhadores, que até então a empresa se negava em fazer. A assembleia desta quinta (15/12) aprovou a proposta que foi negociada pelos sindicatos e a empresa, com vitória para os trabalhadores, visto que o acordo fechado mantém a maioria das cláusulas sociais e garante um percentual de reajuste muito maior do que o oferecido incialmente pela empresa. 

 

 

Mais notícias

EBC: assembleia nesta sexta vai avaliar negociação após audiência no TST

EBC: trabalhadores suspendem paralisação e aguardam nova proposta do ACT e realização de audiência de mediação no TST

EBC: Confira como foi a reunião de mediação no TST!

EBC: trabalhadores debaterão em assembleia reação à suspensão da negociação e tentativa de mutilação do Acordo Coletivo 

EBC não negocia e ainda quer tirar direitos históricos de seus trabalhadores

EBC: Trabalhadores em estado de greve realizam ato nesta sexta (11)

EBC: assembleia irá debater a suspensão das negociações do Acordo Coletivo

Acordo Coletivo da EBC: entenda porque as negociações foram interrompidas

EBC: Trabalhadores realizam ato pela volta da negociação do ACT nesta sexta (28)

Sindicatos reagem à suspensão da negociação do ACT pela EBC

EBC: Sindicatos começam a negociação do ACT

EBC: Entidades cobram início imediato das negociações do ACT 2016/2017

Trabalhadores da EBC realizam ato pela negociação coletiva nesta sexta (14)

EBC: Sindicatos protocolam pauta de reivindicações para a negociação do ACT 2016/2017

EBC: assembleia aprova pauta da Campanha Salarial 2016

EBC: tem início a aprovação de pauta da negociação do ACT em 2016

Encontro nacional discutirá liberdade de expressão e direito à comunicação. https://t.co/StedCaFbTA https://t.co/hm00K0N8QS
Mídia vandaliza cobertura de ato e legitima uso de Exército por Temer.(Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília)… https://t.co/eyMEAWCUmc

Acesse o Site