campanha sindicalizacao 2021

Interno
Publicado em Quarta, 07 Agosto 2013 16:24
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

O setor das assessorias de imprensa tem se tornado um dos principais empregadores da categoria. Mas apesar do aumento das vagas nessa área, a qualidade da relação de trabalho, na maioria das situações, é bastante questionável. Diante de uma imensa gama de funções que “podem” ser atribuídas ao jornalista assessor, tem se tornado cada vez mais comum a exploração da força de trabalho nas assessorias de imprensa, com os profissionais acumulando funções e sendo contratados de forma bastante precária, muitas vezes sem carteira assinada ou sem qualquer outro tipo de direito previsto na legislação trabalhista.

Preocupada com essa cenário de desregulamentação, a gestão Renovação assumiu a importante tarefa de trabalhar, de forma intransigente, com o objetivo de barrar a precarização nesse importante setor. O objetivo foi tentar dar resposta aos anseios e preocupações desse segmento, juntamente com os colegas que atuam nas redações das grandes empresas de comunicação e nos veículos alternativos. Foi criado um Coletivo de Asessores de Imprensa. A diretoria também promoveu o Encontro Distrital de Jornalistas em Assessoria de Imprensa em 2011.

Há dois anos, a diretoria do SJPDF iniciou as conversas com o Sinco (Sindicato Nacional das Agências de Comunicação) a respeito da possibilidade da assinatura de uma convenção coletiva específica para os assessores de imprensa. A proposta de convenção coletiva foi aprovada em assembleia da categoria e protocolada junto ao Sindicato Patronal (Sinco).

No entanto, os patrões se recusam a continuar o diálogo para uma convenção no DF. Eles não reconhecem a jornada de 5 horas para os jornalistas que trabalham em agências de comunicação e, entendendo que essa é uma conquista histórica da categoria, o SJPDF não aceita negociar com base nos parâmetros impostos pelas agências. Mas é preciso superar esse impasse, na tentativa de conseguir uma convenção que garanta os atuais direitos já conquistados, como a jornada de cinco horas, e avance em outros. Essa é um dos maiores desafios do SJPDF para os próximos anos.

Blitz nas assessorias

O Sindicato dos Jornalistas do DF, por meio do Coletivo de Assessores também lançou a campanha “Blitz nas assessorias” para fiscalizar possíveis irregularidades trabalhistas nas assessorias públicas e privadas do Distrito Federal.

A expectativa é que a próxima gestão do Sindicato dê continuidade a esse trabalho, voltado não somente às agências de comunicações como também a todas as instituições que contam com um serviço de assessoria de imprensa e que empreguem em seus quadros jornalistas profissionais. Reclamações sobre jornada excessiva e desvio de função constantemente chegam ao SJPDF e é preciso intensificar essa atuação para combater todas as formas de irregularidades.

Todas as matérias da Editoria Interno

Receber notícias

Agradecemos o apoio, deputada! https://t.co/tR0I4pGOeH
3hreplyretweetfavorite
RT @cris_charao: Contra a mesquinhez e patifaria dos patrões donos de jornais e revistas, os trabalhadores cruzam os braços. #jornalistasva
3hreplyretweetfavorite

Acesse o Site