PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

O Sindicato dos Jornalistas do DF convida todos os profissionais que trabalham em assessoria de imprensa para participar da próxima reunião do Coletivo de Assessores, na terça-feira, 21/7, às 19h30.  O objetivo é discutir a próxima etapa da campanha “Assessor de Imprensa é Jornalista”, definir as estratégias de divulgação e lançamento da mesma, além de debater outras questões do Coletivo.

Na última reunião, realizada em maio, foi definido que a próxima etapa deverá tratar das diferentes formas de vínculos empregatícios neste segmento. “Abrimos abordando a questão da jornada, pois o descumprimento da jornada específica para jornalista foi um dos principais problemas que identificamos junto aos colegas que atuam em assessoria. Outra questão que afeta a categoria, em especial quem está fora das redações, é o vínculo, a forma de contratação. Há muita dúvida sobre esse tema, a campanha pretende esclarecer os profissionais sobre seus direitos e como reivindica-los”, ressalta Renata Maffezoli, coordenadora do SJPDF que integra o Coletivo.

Outro ponto que será abordado na reunião é a organização do Encontro Distrital dos Jornalistas em Assessoria, preparatório ao Encontro Nacional (Enjai), que será realizado pela Fenaj, em outubro deste ano.

“Pretendemos realizar um encontro distrital, como foi feito nos anos anteriores, para debatermos a realidade dos jornalistas que atuam neste setor e discutir os textos que o SJPDF encaminhará ao Enjai, além de elegermos os delegados e observadores que representarão os jornalistas do DF no encontro nacional”, explica a coordenadora do SJPDF.

Campanha “Assessor de Imprensa é Jornalista”

Lançada em agosto de 2014, a campanha “Assessor de Imprensa é Jornalista” tem o objetivo de chamar a atenção dos jornalistas que atuam nas assessorias de imprensa para o reconhecimento de que eles têm os mesmos direitos daqueles que trabalham nas redações. A ideia da campanha é abordar diferentes temas que tenham relação com os problemas enfrentados pelos jornalistas que exercem a função de assessor de imprensa. O primeiro tema tratado pelo SJPDF foi jornada de trabalho. Assuntos como vínculo empregatício, assédio moral e acúmulo de funções são alguns dos temas colocados em discussões anteriores do Coletivo de Assessores.

Veja mais sobre a campanha aqui

Coletivo de Assessores de Imprensa do SJPDF

O Coletivo de Assessores foi criado pela diretoria do Sindicato com o objetivo de defender os direitos dos jornalistas que trabalham em assessorias de órgãos públicos e privados, bem como de organizações da sociedade civil. Ele é um espaço aberto à participação de qualquer jornalista.

Outra campanha desenvolvida pelo grupo é a “Blitz nas Assessorias”, que tem por objetivo conhecer as realidades das assessorias de comunicação do DF. Denúncias de irregularidades em vagas podem ser feitas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo endereço www.sjpdf.org.br/ouvidoria. Qualquer jornalista também pode solicitar a blitz do SJPDF pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone 3343-2251, assim como pelas contas do Sindicato nas redes sociais.

Serviço:

Reunião do Coletivo de Assessores

Data: 21/7

Horário: 19h30

Local: Sala de reunião do SJPDF (SIG Quadra 2 lotes 420/430/440 - City Offices Jornalista Carlos Castello Branco - Cobertura C13).

Receber notícias

Desde sua dispensa, a entidade tem atuado em todas as frentes legais para que Klaus seja punido pelos crimes cometi… https://t.co/5kny7XLaEP
O SJPDF esclarece que dispensou os serviços do advogado em razão de práticas incompatíveis com a dignidade da profi… https://t.co/C67XEXM4FM

Acesse o Site