bannertopsindicalizacao

Notícias
Publicado em Quinta, 23 Julho 2015 12:00
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

Com o tema vínculo empregatício, o Sindicato dos Jornalistas do DF lança a segunda etapa da campanha “Assessor de Imprensa é Jornalista”, iniciativa que tem o objetivo de defender direitos dos jornalistas que trabalham em assessorias de imprensa/comunicação.

A campanha “Assessor de Imprensa é Jornalista” foi criada pelo SJPDF para chamar a atenção dos jornalistas que atuam nas assessorias de imprensa para o reconhecimento de que eles têm os mesmos direitos daqueles que trabalham nas redações.

Na primeira fase da campanha, os diretores do SJPDF fizeram passadas em vários lugares, entre assessorias públicas e privadas, com o objetivo de divulgar a iniciativa e conhecer os principais problemas enfrentados pelos profissionais que atuam nesse seguimento. Além de esclarecerem as dúvidas dos jornalistas, os profissionais também foram incentivados a denunciar os problemas enfrentados no trabalho pelo canal da Ouvidoria do Sindicato.

Jornalistas de órgãos públicos como, por exemplo, a Metrô-DF, já obtiveram resultados positivos que surgiram a partir de uma visita da campanha à redação. Além de adequação de jornada, uma jornalista que atua no órgão também ganhou as três horas-extras cumpridas de segundas a sextas-feiras dos últimos cinco anos (confira aqui). Em breve, o setor jurídico do SJPDF irá entrar com mais duas ações de adequação de jornada dos profissionais que atuam no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e na Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.

Na avaliação da entidade, a primeira fase da iniciativa foi bem sucedida. “A campanha teve ampla repercussão na categoria, principalmente no segmento que atua especificamente em assessorias. A iniciativa também foi reconhecida por entidades representativas de outros estados”, afirma Reginaldo Marcos Aguiar, diretor do SJPDF.

Coletivo de Assessores de Imprensa do SJPDF

O Coletivo de Assessores foi criado pela diretoria do Sindicato com o objetivo de defender os direitos dos jornalistas que trabalham em assessorias de órgãos públicos e privados, bem como de organizações da sociedade civil. Ele é um espaço aberto à participação de qualquer jornalista. Outra campanha desenvolvida pelo grupo é a “Blitz nas Assessorias”, que tem por objetivo conhecer as realidades das assessorias de comunicação do DF. Denúncias de irregularidades em vagas podem ser feitas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo endereço www.sjpdf.org.br/ouvidoria. Qualquer jornalista também pode solicitar a blitz do SJPDF pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone 3343-2251, assim como pelas contas do Sindicato nas redes sociais.

Materiais 

Capa Facebook 

Avatar Facebook 

Folder da Campanha

Matérias da 2ª fase da Campanha

Sindicato intensifica visitas da 2ª etapa da campanha “Assessor de Imprensa é Jornalista”

Infraero, Embratur e Metrô-DF recebem visita da segunda etapa da campanha “Assessor de Imprensa é Jornalista”

Jornalistas do IBRAM, VALEC e Fecomércio recebem visitas da campanha “Assessor de Imprensa é Jornalista”

SJPDF inicia visitas da segunda etapa de campanha “Assessor de Imprensa é Jornalista”

Coletivo de assessores realiza reunião para discutir próxima etapa da campanha “Assessor de Imprensa é Jornalista”

2ª etapa da campanha “Assessor de Imprensa é Jornalista” abordará vínculo empregatício

A direção da emissora informou que irá fechar as portas no dia 30/6. Os Sindicatos notificaram a empresa solicitand… https://t.co/Gasu9TGFcj
O Sindicato dos Jornalistas do DF repudia mais esse ataque de Bolsonaro ao exercício profissional dos jornalistas e… https://t.co/XhZ0XTFfjk

Receber notícias

Acesse o Site