O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF (SJPDF) deu início à segunda etapa de campanha “Assessor de Imprensa é Jornalista”, cujo tema central é o vínculo empregatício, ao fazer visitas às assessorias de imprensa / comunicação de órgãos e empresas públicas, entidades representativas e empresas privadas com sedes ou atividades no Distrito Federal.
Essa segunda etapa vai abordar, com destaque, a questão do vínculo empregatício pelo fato de este tema ser um do que mais preocupa os jornalistas que trabalham em assessorias de imprensa / comunicação no Distrito Federal. Isso, porque há casos de exploração dos jornalistas por empresas de comunicação ao não assinarem suas carteiras de trabalho.Em muitos casos os jornalistas são obrigados a se tornarem sócios cotistas (um tipo de sócio minoritário da empresa de comunicação) ou serem Pessoas Físicas (o que torna o próprio profissional em uma empresa de uma só pessoa). Essas duas modalidades são, na avaliação do SJPDF, formas de exploração e precarização extremamente prejudiciais aos profissionais, pois os mesmos não têm os direitos previdenciários respeitados.
No futuro os jornalistas terão dificuldades para se aposentar, bem como podem ter a relação trabalhista interrompida a qualquer momento e sem compensações financeiras pelo fim do contrato. O SJPDF defende que os profissionais jornalistas sejam contratados por meio de carteira assinada ou concurso público – esta modalidade, para os órgãos e empresas públicas.
Para fazer a divulgação da segunda etapa da campanha, esclarecer a categoria sobre seus direitos e recepcionar as reivindicações dos jornalistas assessores de imprensa é que a direção do SJPDF deu início às visitas aos órgãos e empresas públicas, entidades representativas e empresas privadas do Distrito Federal.
Confira os locais que foram visitados:
Ministério do Desenvolvimento Agrário (jornalistas com carteira assinada)
Ministério do Esporte
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
Ministério da Educação
Ministério da Justiça (9 concursados e 7 terceirizados)
Ministério da Cultura
Ascom do Incra (8 jornalistas e um DAS)
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Campanha
A campanha “Assessor de Imprensa é Jornalista” foi criada pelo SJPDF para chamar a atenção dos jornalistas que atuam nas assessorias de imprensa para o reconhecimento de que eles têm os mesmos direitos daqueles que trabalham nas redações.
Na primeira fase da campanha, cujo tema central era a jornada de trabalho, os diretores do SJPDF fizeram passadas em vários lugares, entre assessorias públicas e privadas, com o objetivo de divulgar a iniciativa e conhecer os principais problemas enfrentados pelos profissionais que atuam nesse seguimento. Além de esclarecerem as dúvidas dos jornalistas, os profissionais também foram incentivados a denunciar os problemas enfrentados no trabalho pelo canal da Ouvidoria do Sindicato.
Jornalistas de órgãos públicos como, por exemplo, a Metrô-DF, já obtiveram resultados positivos que surgiram a partir de uma visita da campanha à redação. Além de adequação de jornada, uma jornalista que atua no órgão também ganhou as três horas-extras cumpridas de segundas a sextas-feiras dos últimos cinco anos. O setor jurídico do SJPDF também já deu entrada com ações de adequação de jornada dos profissionais que atuam no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), na Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, na Companhia Energética de Brasília (CEB), na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).