O Sindicato dos Jornalistas do DF investe em ações de mais uma fase da campanha “Assessor de Imprensa é Jornalista”. Essa é a terceira etapa da iniciativa e abordará o tema acúmulo de funções. A primeira e a segunda fases trataram da jornada de trabalho e do vínculo empregatício, respectivamente. Com um caráter mais informativo e educativo, esta fase tem o objetivo de esclarecer aos colegas o que caracteriza a prática do acúmulo de função.
Por meio da divulgação do tema, o Sindicato objetiva chamar a atenção para mais essa irregularidade que se tornou frequente nas assessorias de imprensa/comunicação. A entidade alerta que os profissionais do setor têm atuado em diferentes frentes para suprir a necessidade dos empregadores. Tornou-se comum, por exemplo, um assessor de imprensa produzir e editar os textos, as fotos e, até mesmo, realizar a diagramação de produtos jornalísticos.
Funções como: produção executiva, relação com a imprensa, cinegrafia, relações públicas, cerimonial, marketing, propaganda e publicidade também fazem parte das tarefas atribuídas a esses profissionais (Veja mais sobre acúmulo de função aqui).
O material informativo da campanha traz informações importantes sobre o acúmulo de funções e quais as consequências que a prática pode trazer para a vida dos trabalhadores. Dados sobre o aspecto jurídico da questão também são apresentados no material.
Coletivo de Assessores de Imprensa do SJPDF
O Coletivo de Assessores foi criado pela diretoria do Sindicato com o objetivo de defender os direitos dos jornalistas que trabalham em assessorias de órgãos públicos e privados, bem como de organizações da sociedade civil. Ele é um espaço aberto à participação de qualquer jornalista. Outra campanha desenvolvida pelo grupo é a “Blitz nas Assessorias”, que tem por objetivo conhecer as realidades das assessorias de comunicação do DF. Denúncias de irregularidades em vagas podem ser feitas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo endereço www.sjpdf.org.br/ouvidoria. Qualquer jornalista também pode solicitar a blitz do SJPDF pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone 3343-2251, assim como pelas contas do Sindicato nas redes sociais.
Materiais
Outras fases da campanha
Legislação da categoria
Consolidação das Leis do Trabalho - Seção sobre os jornalistas
Decreto n.º 83.284/79 - 13 de março de 1979
Nota Técnica nº 762/2010 Coges / Denop / SRH / MP
Nota Técnica nº 517/2010 Coges / Denop / SRH / MP