PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

 

Na noite desta segunda-feira, 1/4, o Sindicato dos Jornalistas do DF realizou mais uma edição do projeto Cozinha Fotográfica. O evento contou com a apresentação de fotografias de diversas etnias indígenas, demonstradas por Leopoldo Silva, editor de fotografia do Senado Federal; e com a exposição de imagens da prática de suspensão corporal, realizada pelo repórter fotográfico Olivier Boëls, da Etnofoco.  

Leopoldo Silva apresentou dois ensaios fotográficos. O primeiro sobre os índios Krahô, que vivem no norte do estado do Tocantins. As fotografias foram produzidas em 2010 durante uma cerimônia conhecida como pohkahoc, que simboliza a despedida dos parentes e amigos do índio morto. As fotografias do segundo ensaio foram de uma feira multiuso, que ocorreu no ano de 2010 em São Jorge, Chapada dos Veadeiros. As imagens demonstraram os costumes de onze etnias indígenas de várias regiões brasileiras.

No debate sobre essas apresentações, o público demonstrou curiosidade sobre a aproximação do repórter com os índios. “Confesso que não tive dificuldade de fotografar, o meu maior problema foi o transporte para chegar até a tribo”, disse Leopoldo. Sobre a feira, ele afirmou que o mais relevante foi “ver as diferenças entre os costumes e a interação dos índios com os brancos”.

Olivier Boëls apresetou um material composto por cerca de 60 fotos, todas de alto impacto e sobre a prática da suspensão corporal (ato de suspender o corpo humano usando ganchos passados através de perfurações na pele). Durante a apresentação, o público se chocou com as imagens, visto que não perguntaram muito sobre a técnica para a produção da fotos.

 “Acho que muitos compartilham a dor das pessoas que foram fotografadas”, afirmou Olivier.  Ele contou que o mais interessante do trabalho é a percepção sobre a dor. “Cada pessoa tem uma visão diferente da dor”, completa.

Para quem quiser entender um pouco sobre o trabalho de Olivier assista ao vídeo http://vimeo.com/63035605

#Convite Na pauta, planejamento de ações, 8 de março e parceria com as universidades. https://t.co/io3e274z16
Na mídia | FENAJ reitera defesa do exercício profissional após declarações do presidente Bolsonaro https://t.co/9NMoN8UBIn via @FENAJ

Receber notícias

Acesse o Site