PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

 

Estudantes de comunicação e de outras áreas têm até 11 de abril para se inscrever para o 7º Curso Descobrir a Amazônia - Descobrir-se Repórter, realizado pela Oboré em parceria com a Abraji e com o Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP). São oferecidas 25 vagas para o curso de extensão, cujas aulas acontecem aos sábados, das 8h30 às 13h no IEA-USP nas quatro semanas de maio (4, 11, 18 e 25) e em duas semanas de junho (8 e 22).

O programa envolve conferências de imprensa e entrevistas coletivas com especialistas de diferentes áreas do conhecimento sobre temas relacionados à Amazônia, de aspectos históricos, ambientais e políticos a questões territoriais e de segurança. Os estudantes receberão certificados que poderão ser computados pelas faculdades como horas de atividades complementares.

Além de preencher uma ficha de inscrição, os candidatos devem participar do Encontro de Seleção, agendado para 13 de abril no auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (R. Rego Freitas, 530 - sobreloja). Nesse dia, será aplicada uma prova composta por questões que traçam o perfil do estudante e seus conhecimentos sobre a Amazônia.

A divulgação dos 25 selecionados está prevista para o dia 19 de abril nos sites da OBORÉ e do Projeto Repórter do Futuro.

Coordenação pedagógica

A coordenação pedagógica é de Pedro Ortiz, jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP, documentarista e diretor de TV. Mestre e Doutor em Integração da América Latina – Área de Comunicação e Cultura, pela Universidade de São Paulo (PROLAM-USP). Diretor-geral da TV USP e do Canal Universitário de São Paulo (CNU) e Diretor-financeiro da ABTU – Associação Brasileira de Televisão Universitária, além de pesquisador-doutor associado ao LEER – Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (Depto. de História – FFLCH/USP).

Ortiz também é professor de Telejornalismo da Faculdade Cásper Líbero na qual também é pesquisador junto ao Centro Interdisciplinar de Pesquisa, com estudos sobre a TV Pública no Brasil. Integra os Grupos de Pesquisas “Comunicação, Jornalismo e Epistemologia da Compreensão” (FCSCL) e “Cinema e Educação: aprendizagem, memória e formação estética” (UESB).

De 1989 a 2000, foi correspondente na América Latina da agência-cooperativa de jornalistas Acopi, de Buenos Aires, realizando coberturas e reportagens especiais no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Peru e México para jornais, revistas e emissoras de rádio destes países. Trabalhou para Folha de S. Paulo, Gazeta Mercantil e TV Bandeirantes, além de produtoras independentes de TV e documentários, no Brasil e no exterior.

Serviço

7º Curso Descobrir a Amazônia - Descobrir-se Repórter

Inscrições: até 11 de abril, por formulário on-line

Encontro de Seleção: 13 de abril, às 14h, no Auditório Vladimir Herzog - Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (Rua Rêgo Freitas, 530 - sobreloja)

Aulas: Sábados 4, 11, 18 e 25 de maio e 8 e 22 de junho, das 8h30 às 14h, no IEA-USP (Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar - Cidade Universitária)

Mais informações

Fonte: ABRAJI

#Convite Na pauta, planejamento de ações, 8 de março e parceria com as universidades. https://t.co/io3e274z16
Na mídia | FENAJ reitera defesa do exercício profissional após declarações do presidente Bolsonaro https://t.co/9NMoN8UBIn via @FENAJ

Receber notícias

Acesse o Site