Notícias
Publicado em Quarta, 10 Abril 2013 19:50
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

A direção do Sindicato dos Jornalistas do DF obteve a informação de que 15 profissionais da área de comunicação do Ministério do Meio Ambiente (MMA) estão contratados de forma absurda. A empresa que presta o serviço e contrata os profissionais para o órgão é de limpeza e serviços gerais. Entre os 15 profissionais, dez são jornalistas e dois são repórteres fotográficos.

O SJPDF defende que a assessoria do órgão deveria ser feita por jornalistas concursados. Hoje, no MMA, somente três profissionais da área foram admitidos por concurso, entre eles dois jornalistas.

Mas, enquanto isso não ocorre, é inaceitável que um órgão do governo federal terceirize um serviço importante como a assessoria de imprensa e a produção de notícias para uma empresa que não tenha nenhuma relação com a atividade.

A diretoria do SJPDF já solicitou uma reunião com a assessoria de comunicação do MMA para cobrar uma solução para o caso. “Temos conhecimento de que existe muita pejotização no governo e outras formas irregulares de contratos com os jornalistas. Neste caso específico o que está sendo burlado é o tipo de empresa. Em caso de terceirização, o processo deveria ser atendido por uma agência de comunicação, diz Leonor Costa, 1ª Tesoureira do SJPDF.

Para detectar esses e outros problemas, o SJPDF realiza desde 2012 o Censo dos Jornalistas do Governo Federal. A pesquisa tem o objetivo de traçar o perfil dos jornalistas que atuam na gestão pública e levantar os principais problemas enfrentados pela categoria. Além de discutir o problema específico da empresa terceirizada, a diretoria do Sindicato pediu à assessoria do Ministério uma visita para que os profissionais possam responder ao censo.

Receber notícias

Acesse o Site