Notícias
Publicado em Terça, 07 Maio 2013 16:23
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

 

O processo de revisão dos estatutos do Sindicato dos Jornalistas do DF e do Clube da Imprensa entrou na reta final. O objetivo é modernizar a gestão da entidade e dar mais condições para que a diretoria possa atuar em defesa da categoria. Outro propósito é adequar a Comissão de Ética do SJPDF às regras nacionais aprovadas junto com o Código de Ética dos Jornalistas em 2006.

A principal mudança prevista é a transformação do modelo de diretoria de presidencialista em colegiada. Outra alteração é a integração com a gestão do Clube: as diretorias seriam eleitas em processo único, com cada chapa se inscrevendo de forma unitária para concorrer às direções das duas entidades (ver as propostas centrais abaixo).

O estatuto do SJPDF é do início da década de 1980. Várias gestões já discutiram a necessidade de melhorar as normas constantes no documento. Agora é a chance da categoria construir essa conquista histórica.
Participe dessa decisão!

Para tornar o processo mais participativo, foi aberta uma consulta pública que se encerra nesta quarta-feira, 8/5.1 As propostas de novos estatutos estão disponíveis Aqui e Aqui. Os interessados em participar ainda podem mandar sugestões pelo blog estatutosjpdf.wordpress.com/, que disponibiliza espaço para comentários e acesso ao texto da nova proposta e ao documento que está em vigor. Contribuições também podem ser enviadas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

As votações se darão em duas tentativas. A primeira será em assembleia prevista para o dia 11/5, às 10h, no auditório da sede do Sindicato. Se ela não atingir o quórum de 2/3 dos associados em dia, haverá um segundo processo de deliberação em nova assembleia marcada para o dia 13/5, às 12h30, no mesmo local. Esta terá caráter itinerante, com urnas volantes nas redações e que irão até os locais de trabalho do associado. Podem votar os filiados em dia.

Entre em contato com o Sindicato e agende a ida da urna ao seu local de trabalho pelos telefones 3343-2251 ou 8282-0004.
O que mudaria nos estatutos

Destacamos abaixo as principais propostas de mudança. Os textos com as versões integrais estão disponíveis no blog (http://estatutosjpdf.wordpress.com/texto-na-integra/)

Sindicato dos Jornalistas

Direção colegiada
Pela proposta, a diretoria passaria a ser colegiada. Ela seria formada por uma Executiva de 7 membros, dentro da qual estaria a Coordenação Geral (substituindo o presidente). A diretoria não teria mais funções fixas (como 1º secretário), mas coordenações temáticas:

- Coordenação geral (composta por 3 membros)

- Coordenação de Administração (de 3 a 5 membros)

- Coordenação de Condições de Trabalho e Vida (de 3 a 5 membros)

- Coordenação de Comunicação (de 3 a 5 membros)

- Coordenação de Formação (de 3 a 5 membros)

- Coordenação de Cultura, Esporte e Lazer (de 3 a 5 membros)

- Coordenação Jurídica (de 3 a 5 membros)

Comissão de Ética e Conselho Fiscal autônomos

A Comissão de Ética finalmente respeitaria a regulamentação nacional definida no Congresso que aprovou o Código de Ética dos Jornalistas, em 2006. Ela seria formada por 5 membros titulares e 5 suplentes. O Conselho Fiscal seria eleito de forma autônoma, com candidaturas avulsas. Isso contribuiria para aumentar a transparência da entidade.

Fortalecimento da representação

A proposta de novo estatuto afirma que o Sindicato representa os jornalistas de quaisquer organizações. Isso garante a segurança jurídica para que o SJPDF possa atuar por toda a categoria, sem conflitos de representação daqueles profissionais que estão em órgãos públicos, por exemplo.

Clube da Imprensa

Integração entre as diretorias

A revisão prevê alterar os estatutos do Sindicato dos Jornalistas e do Clube da Imprensa para integrar as direções das duas entidades. Pela proposta, cada chapa inscreveria uma mesma nominata para a disputa das diretorias das duas entidades. Também seriam integrados os mandatos das duas organizações, para que ficassem coincidentes. Outra alteração é a previsão dos repasses do SJPDF como fonte de receitas, para dar segurança jurídica ao modelo historicamente adotado. 

Receber notícias

Acesse o Site