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Publicado em Quinta, 23 Julho 2015 12:00
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Com o tema vínculo empregatício, o Sindicato dos Jornalistas do DF lança a segunda etapa da campanha “Assessor de Imprensa é Jornalista”, iniciativa que tem o objetivo de defender direitos dos jornalistas que trabalham em assessorias de imprensa/comunicação.

A campanha “Assessor de Imprensa é Jornalista” foi criada pelo SJPDF para chamar a atenção dos jornalistas que atuam nas assessorias de imprensa para o reconhecimento de que eles têm os mesmos direitos daqueles que trabalham nas redações.

Na primeira fase da campanha, os diretores do SJPDF fizeram passadas em vários lugares, entre assessorias públicas e privadas, com o objetivo de divulgar a iniciativa e conhecer os principais problemas enfrentados pelos profissionais que atuam nesse seguimento. Além de esclarecerem as dúvidas dos jornalistas, os profissionais também foram incentivados a denunciar os problemas enfrentados no trabalho pelo canal da Ouvidoria do Sindicato.

Jornalistas de órgãos públicos como, por exemplo, a Metrô-DF, já obtiveram resultados positivos que surgiram a partir de uma visita da campanha à redação. Além de adequação de jornada, uma jornalista que atua no órgão também ganhou as três horas-extras cumpridas de segundas a sextas-feiras dos últimos cinco anos (confira aqui). Em breve, o setor jurídico do SJPDF irá entrar com mais duas ações de adequação de jornada dos profissionais que atuam no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e na Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.

Na avaliação da entidade, a primeira fase da iniciativa foi bem sucedida. “A campanha teve ampla repercussão na categoria, principalmente no segmento que atua especificamente em assessorias. A iniciativa também foi reconhecida por entidades representativas de outros estados”, afirma Reginaldo Marcos Aguiar, diretor do SJPDF.

Coletivo de Assessores de Imprensa do SJPDF

O Coletivo de Assessores foi criado pela diretoria do Sindicato com o objetivo de defender os direitos dos jornalistas que trabalham em assessorias de órgãos públicos e privados, bem como de organizações da sociedade civil. Ele é um espaço aberto à participação de qualquer jornalista. Outra campanha desenvolvida pelo grupo é a “Blitz nas Assessorias”, que tem por objetivo conhecer as realidades das assessorias de comunicação do DF. Denúncias de irregularidades em vagas podem ser feitas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo endereço www.sjpdf.org.br/ouvidoria. Qualquer jornalista também pode solicitar a blitz do SJPDF pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone 3343-2251, assim como pelas contas do Sindicato nas redes sociais.

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Folder da Campanha

Matérias da 2ª fase da Campanha

Sindicato intensifica visitas da 2ª etapa da campanha “Assessor de Imprensa é Jornalista”

Infraero, Embratur e Metrô-DF recebem visita da segunda etapa da campanha “Assessor de Imprensa é Jornalista”

Jornalistas do IBRAM, VALEC e Fecomércio recebem visitas da campanha “Assessor de Imprensa é Jornalista”

SJPDF inicia visitas da segunda etapa de campanha “Assessor de Imprensa é Jornalista”

Coletivo de assessores realiza reunião para discutir próxima etapa da campanha “Assessor de Imprensa é Jornalista”

2ª etapa da campanha “Assessor de Imprensa é Jornalista” abordará vínculo empregatício

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