Nesta quarta-feira, 14/10, a diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF (SJPDF) dá continuidade às visitas da segunda etapa de campanha “Assessor de Imprensa é Jornalista”. Neste semestre, a iniciativa trata do tema vínculo empregatício. Os profissionais que trabalham nas assessorias do Instituto Brasília Ambiental, da Valec: Engenharia, Construção e Ferrovias e da Fecomércio terão a oportunidade de conhecer mais a campanha.
Recebida com positividade pela categoria, a proposta tem o objetivo é chamar a atenção dos profissionais que atuam nas assessorias de imprensa para o reconhecimento de que eles têm os mesmos direitos daqueles que trabalham nas redações. Na sua primeira fase, o tema abordado foi jornada de trabalho.
Nas visitas os diretores apresentam os objetivos da campanha e tiram dúvidas sobre o vínculo empregatício (veja mais aqui). Este tema foi elencado pelos próprios jornalistas que atuam em assessoria em reuniões do Coletivo de Assessores. Os profissionais consideram que a questão é preocupante visto que existem muitos casos de jornalistas que atuam sem carteira assinada e se submetem à contratos de trabalhos ilegais.
Em muitos casos os jornalistas são obrigados a se tornarem sócios cotistas (um tipo de sócio minoritário da empresa de comunicação) ou serem Pessoas Jurídicas (o que torna o próprio profissional em uma empresa de uma só pessoa). Essas duas modalidades são, na avaliação do SJPDF, formas de exploração e precarização extremamente prejudiciais aos profissionais, pois os mesmos não têm os direitos previdenciários respeitados.
Confira os locais que foram visitados:
Ministério do Desenvolvimento Agrário (jornalistas com carteira assinada)
Ministério do Esporte
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
Ministério da Educação
Ministério da Justiça (9 concursados e 7 terceirizados)
Ministério da Cultura
Ascom do Incra (8 jornalistas e um DAS)
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Veja mais sobre a campanha aqui