campanha sindicalizacao 2021

Notícias
Publicado em Sexta, 21 Outubro 2016 15:59
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

Na última quarta (19), os Sindicatos dos Jornalistas e Radialistas do DF, RJ e SP se surpreenderam com a decisão da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) de suspender unilateralmente a mesa de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). As entidades agiram de imediato repudiando a decisão da empresa e preparando medidas jurídicas e políticas para defender as propostas dos trabalhadores.

A EBC justificou a medida pela negativa da Confederação dos Trabalhadores de Comunicação e Publicidade (CONTCOP) em participar da negociação. A ilegítima Confederação vinha assinando o ACT em conjunto com os Sindicatos, que em 2015 foram considerados pelo TST como polo ativo da negociação sendo garantido como signatários do Acordo.

A medida postergatória da direção da EBC, que já havia assinado às surdinas uma prorrogação do atual ACT com a CONTCOP - que também um ato de ilegalidade por não ter se consultado os sindicatos - mostra a intenção da empresa em lubridiar os trabalhadores. "A EBC, em conluio com essa Confederação ilegítima, em que nenhum dos sindicatos e suas federações são filiados, tenta desrespeitar as decisões dos trabalhadores da empresa e postergar a negociação do acordo", afirma Gésio Passos, coordenador-geral do SJPDF.

Após a manobra da EBC, os Sindicatos de imediato se reuniram para buscar uma solução para a questão e garantir os direitos dos trabalhadores da EBC. Ações de mobilização estão planejadas para a próxima semana, além de buscar uma audiência de urgência no TST para que obrigue as EBC a retornar à mesa de negociação. Uma assembleia ainda sem data definitiva (com previsão para sexta-feira, 28/10) deverá ser realizada com os trabalhadores de todas as praças da EBC.  

"O que não podemos tolerar é que a EBC utilize de subterfúgios para negar aos trabalhadores seu direito à data-base. A nova direção da empresa já mostra sua cara na tentativa de retirar os direitos dos trabalhadores", completa Gésio Passos.

Foto: Entrada da sede da EBC, em Brasília / Reprodução

Receber notícias

RT @JornalistasSP: Jornalistas da capital conquistaram o reajuste pela inflação após 6 meses de negociação. Em assembleia com mais de 300 p…
Importantíssima vitória dos movimentos de comunicação do Distrito Federal! https://t.co/McaZQgdH3k

Acesse o Site