Banner sindicalizacao 2023

Notícias
Publicado em Terça, 01 Agosto 2017 15:49
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

Estão abertas, até 18/8, as inscrições para o IV Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos, que será realizado entre setembro e novembro, em São Paulo.

O curso, promovido pela Conectas em parceria com a Oboré e Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), é um dos módulos do Projeto Repórter do Futuro e está voltado para estudantes universitários de jornalismo e outras áreas do conhecimento de todo o Brasil, que desejam seguir na profissão de jornalismo.

Os 20 alunos selecionados participarão presencialmente de palestras e entrevistas coletivas com especialistas, que acontecem sempre aos sábados, seguidas de produção de textos. O curso alia a prática reflexiva da cobertura jornalística com o conhecimento teórico de alguns temas de direitos humanos. A coordenação pedagógica será do professor e jornalista André Deak.

Para inscrever-se, clique aqui.

O encontro de seleção será realizado às 9h do dia 26/8, sábado, em local a definir.

Além de assistir uma palestra introdutória sobre direitos humanos, os candidatos realizarão um teste escrito. A lista com os 20 estudantes selecionados será publicada no dia 4/9.

Nesta quarta edição, os estudantes participarão de palestras e entrevistas coletivas temáticas sobre a realidade do sistema carcerário brasileiro, as possibilidade para uma reforma do atual modelo policial, o papel do Brasil na esfera internacional, violações provocadas por empresas e a busca pela regulação de armas no mundo.

Metodologia Repórter do Futuro

Os encontros semanais cumprirão a seguinte rotina: serão 30 minutos de reunião de pauta entre os alunos e o coordenador pedagógico do curso; uma hora de palestra com os especialistas; 40 minutos de entrevista coletiva; e, por fim, 30 minutos para um balanço sobre a dinâmica do dia, novamente entre o coordenador e os estudantes. Na sequência, os estudantes terão uma hora para redigir um texto noticioso sobre o tema da palestra.

Serão oferecidos, ainda, atendimentos semanais individuais com jornalistas e professores com o objetivo de prestar orientação textual e jornalística personalizada a cada aluno.

Pacto de reembolso

A prova de seleção é gratuita e o curso tem um valor de R$ 937 (um salário mínimo). A Oboré concedeuma bolsa de 100% a todos os 20 estudantes selecionados mediante compromisso de: 1) participar de todos os encontros; 2) participar de ao menos um atendimento individual; 3) produzir todas as matérias semanais na sequência de cada encontro; 4) publicar ao menos uma das matérias em qualquer veículo de comunicação que possua um editor responsável. 

No ato da inscrição, o aluno concorda em entregar um cheque caução à Oboré, que será devolvido ao final do curso mediante o cumprimento integral dos requisitos acima. O não cumprimento de qualquer um dos requisitos implica no pagamento integral do curso. 

A metodologia do projeto Repórter do Futuro é resultado de uma experiência de mais de 20 anos na realização de cursos de complementação universitária.
Para inscrever-se, clique aqui.

Programação


26/8, 9h às 14h | Encontro de seleção
O que são direitos humanos e o que o jornalismo tem a ver com isso?
Leonardo Medeiros, coordenador de Comunicação da Conectas

4/9 | Anúncio dos selecionados

16/9 | 9h às 14h
Técnicas de reportagem e novas ferramentas para o jornalismo

André Deak, coordenador pedagógico do curso

23/9 | 9h às 14h
Financiamento público de grandes obras: regras para respeitar a vida e o meio ambiente

Caio Borges, coordenador de Empresas e Direitos Humanos

21/10 | 9h às 14h
País da impunidade!? Qual é a realidade do sistema prisional brasileiro?

Marcos Fuchs, diretor adjunto

28/10 | 9h às 14h
Precisamos falar sobre a polícia

Rafael Custódio, coordenador de Justiça

11/11 | 9h às 14h
Qual o papel do Brasil na ONU e na OEA?

Camila Asano, coordenadora de Política Externa

25/11 | 9h às 14h
Como armas brasileiras alimentam conflitos pelo mundo

Jefferson Nascimento, assessor de Política Externa
2/12 | 9h às 14h
Encerramento
Avaliação do curso e do desempenho dos alunos e entrega de certificados.

Fonte: Conectas

Receber notícias

Acesse o Site