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O Sindicato dos Jornalistas do DF convida os jornalistas para participar da roda de conversa que marcará o lançamento da quarta etapa da campanha “Assessor de Imprensa é Jornalista", às 16h, no espaço multiuso da sede da entidade (SIG, Qd. 2, Ed. City Offices, cobertura) . A intenção é dialogar com os jornalistas que atuam em assessorias de imprensa/comunicação sobre a importância das agências de comunicação que prestam serviços em assessoria seguirem a Convenção Coletiva de Trabalho dos Jornalistas, que é fechada, todos os anos, entre o SJPDF e o Sindicato das Empresas de Televisões, Rádios, Revistas e Jornais do DF (Sinterj-DF).

O tema desta etapa foi escolhido a partir do entendimento de que é importante as agências seguirem padrões jurídicos mínimos para garantir os direitos dos jornalistas. A CCT além de refirmar as regras previstas na legislação específica da categoria, também estabelece normas essenciais para as relações de trabalho dos jornalistas como prazos (para pagamentos de salários, retroativos, bem como para o recebimento da Participação nos Lucros e Resultados), benefícios, vantagens e regras específicas para os jornalistas.

"Nesta quarta fase da campanha, pretendemos dialogar diretamente com os colegas jornalistas que trabalham em agências de comunicação. O objetivo é fazer com que, na falta de uma convenção coletiva própria do setor, as empresas cumpram o que está estabelecido na convenção firmada com as empresas de radiodifusão e de jornais impressos. Ao mesmo tempo em que vamos cobrar das agências o cumprimento dos direitos previstos, vamos também orientar os colegas a fiscalizar e a exigir seus direitos. É preciso um regramento mínimo para esse setor, que emprega boa parte da força de trabalho jornalística aqui no DF”, afirma Leonor Costa, diretora do SJPDF.

Como funciona a iniciativa

Reconhecida pela categoria como uma iniciativa de sucesso, a campanha foi lançada pela entidade em 2014. As três primeiras fases da iniciativa surtiram resultados positivos. Inicialmente, a campanha tratou de jornada de trabalho e, no segundo ano, abordou vínculo empregatício. No ano passado, o tema tratado foi acúmulo de função.

Como ocorreu em todas as outras fases, a campanha contará com um material de divulgação, visitas do Sindicato aos locais de trabalho e incentivo aos colegas para denunciar irregularidades.

Como nas demais fases, o SJPDF lembra aos jornalistas que podem fazer denúncias, inclusive anônimas, por meio da Ouvidoria da entidade (veja como denunciar AQUI). Os jornalistas podem também solicitar visitas aos seus locais de trabalho de representantes do Sindicato por meio do telefone 3343-2251 ou do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..">

Confira mais informações sobre a campanha aqui

Resultados da campanha

No início de 2015, um ano depois de iniciar a campanha, o Sindicato já obteve resultado satisfatório tanto de aumento de denúncias sobre irregularidades nos locais de trabalho quanto de resultados no âmbito judicial. O Sindicato ganhou uma ação de adequação de jornada em favor de uma jornalista da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô). O setor jurídico do SJPDF também deu entrada em ações de adequação de jornada dos profissionais que atuam no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), na Companhia Energética de Brasília (CEB), na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), na Companhia Energética de Brasília (CEB) e na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

RT @elbritobr: Orgulho de ter estagiado e feito escola com grandes profissionais na TV Brasil. Tristeza de ver o desmonte de tudo que é púb…
RT @jeanwyllys_real: Conte com o nosso mandato e com a @FPLEDC nesta luta! #EBCEmGreve https://t.co/SnrZsvF9g8 https://t.co/jsfz6woAA4

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