banner sindi 55

Notícias
Publicado em Sexta, 02 Fevereiro 2018 13:55
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

O grupo visa discutir assuntos relacionados à aposentadoria e ajudar o Sindicato a inserir um olhar mais atento para essas questões nos programas, ações e atividades desenvolvidas pela entidade.

O encontro de jornalistas aposentados que ocorreu nessa quarta-feira, 31/1, na sede do Sindicato dos Jornalistas do DF surtiu efeitos positivos. Além de discutirem temas como a necessidade do seguro de saúde após a aposentadoria, os direitos dos aposentados e os problemas da proposta da Reforma da Previdência, que está em tramitação no Congresso Nacional, os jornalistas encaminharam a criação de um grupo de trabalho dos aposentados. 

Sob a responsabilidade da Coordenação de Condições de Trabalho e Qualidade de Vida do SJPDF, a reunião contou com jornalistas que atuaram de 20 a 30 anos em redações e assessorias de imprensa/comunicação do DF. “Essa foi uma oportunidade para que os profissionais se reencontrassem, mas principalmente discutissem problemas correlatos à aposentadoria”, afirma Jacira da Silva, diretora do SJPDF e a primeira presidente mulher do Sindicato (anos de 1995/1998). 

Criação do Grupo de Jornalistas Aposentados do SJPDF 

Durante o encontro, foi institucionalizado o Grupo de Jornalistas Aposentados do SJPDF. Ainda com nome provisório, o Grupo visa discutir questões ligadas à aposentadoria, debater e defender os direitos desses jornalistas e ajudar o Sindicato na inserção de um olhar mais atento a essas questões por meio do desenvolvimento de programas, ações e atividades desenvolvidas pela entidade. O Grupo também tem o objetivo de atuar junto à categoria em defesa da importância do movimento sindical, ainda mais no momento político em que se encontra o país. 

Ficou acordado que além de realizar reuniões mensais, os aposentados presentes irão mobilizar outros jornalistas para participar do grupo. Também foi montado um grupo no Whatsap para manter a comunicação entre os integrantes. 

“Para nós é muito bom esse retorno ao convívio com jornalistas. Nós temos muitos amigos jornalistas, mas na verdade, após a aposentadoria, nós perdemos um pouco do vínculo. A aproximação com o Sindicato é muito positiva. Percebi que é importante ter uma ligação maior com a entidade e entender melhor o que ela está desenvolvendo, bem como ver como podemos contribuir com ideias e soluções de problemas, ainda mais quando eles têm relação aos jornalistas aposentados”, afirma Elma Almeida, jornalista aposentada há dois anos. 

Plano de saúde

 

Uma das principais preocupações apontadas pelos aposentados foi a garantia do seguro de saúde. Alguns colegas relataram que tiveram que sair do plano de saúde por causa dos altos valores e porque muitas operadoras não cobrem o seguro após os 60 anos. 

“O plano de saúde é primordial. Nós queremos envelhecer com dignidade, com acesso a uma série de questões fisioterápicas e psicológicas. O primeiro passo do nosso encontro foi encaminhar essa questão para o Sindicato. A nossa preocupação não é somente conosco, mas também com os que serão a gente amanhã”, afirmou Mara Regia, jornalista e radialista da EBC que se aposentou, mas ainda está na ativa. 

Durante a reunião, o Sindicato apresentou para os aposentados a  parceria realizada pela entidade com a Extramed  que garantirá seguro de saúde coletivo por adesão da SulAmérica para os jornalistas e seus dependentes. No caso de profissionais ou dependentes maiores de 65 anos existe a possibilidade de análise para posterior adesão ao convênio (veja mais aqui).

Reforma da Previdência 

Os jornalistas presentes discutiram os riscos da aprovação da reforma da Previdência, que está em tramitação no Congresso Nacional. Eles colocaram que estão atentos as transformações sociais pelas quais o país está passando e aos desafios impostos para os trabalhadores. 

“Espero que essa reunião seja somente um embrião de um movimento mais amplo, visando conscientizar toda a categoria das armadilhas da reforma da Previdência. Essa reforma é muito boa para o governo e para os grupos que têm interesse em sucatear e terceirizar o serviço público”, diz Demerval Fernandes Dantas, 62 anos, jornalista que atua há 33 anos na Imprensa Nacional e está perto de se aposentar. 

Direitos dos Aposentados 

Os jornalistas solicitaram que o Sindicato desenvolva uma ação pontual sobre informações dos direitos dos aposentados. Eles apontaram que muitos profissionais não têm noção de como ocorre a aposentadoria, como incide o desconto do imposto de renda para os aposentados, quais são as perdas que eles terão no tocante a rendimentos e quais os documentos são necessários para se aposentar, entre outras questões. Além disso, eles demonstraram preocupação com informações jurídicas sobre o assunto. O grupo sugeriu que o SJPDF crie um passo a passo com todas as informações sobre a aposentadoria dos jornalistas e torne isso visível no site e nas redes sociais. 

A diretoria do Sindicato se comprometeu a tocar a questão juntamente com o setor jurídico.

Banco de Jornalistas Aposentados 

Outra sugestão levantada pelo grupo foi a criação de um banco de jornalistas aposentados que estão dispostos a trabalhar. A intenção é que os profissionais coloquem suas experiências à disposição da categoria e da sociedade. Os interessados poderão entrar em contato diretamente com os aposentados. 

Clube da Imprensa 

Os jornalistas aposentados ressaltaram ainda a necessidade de resolver a questão do Clube de Imprensa. Segundo eles, além de oportunizar lazer para a categoria, o Clube remete ao simbolismo histórico dos jornalistas. 

Agenda

O grupo estipulou que ocorrerá um encontro dos integrantes sempre no fim do mês. A próxima reunião foi marcada para o dia 28 de fevereiro, das 16 às 18h, na sede do Sindicato. Os aposentados desse primeiro encontro se comprometeram em convidar mais amigos para participarem da próxima reunião.

 

O Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal foi ouvido durante o processo de investigação do MPT sobre o assédi… https://t.co/8JNFhwOWY8
12hreplyretweetfavorite
Participe da assembleia! Será neste sábado, às 14h, na sede do Sindicato. Momento importante para avaliar os impact… https://t.co/LF93wzXn6J
17hreplyretweetfavorite

Receber notícias

Acesse o Site