PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

No último sábado, 24/3, ocorreu, em Brasília, reunião do Conselho de Representantes da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). A reunião contou com a participação de apenas nove representantes dos sindicatos filiados à Fenaj, muito devido às dificuldades financeiras enfrentadas pelos sindicatos com o fim do imposto sindical, o que impediu o deslocamento de seus representantes à Brasília. O SJPDF esteve representado pelo membro da Coordenação Geral do Sindicato, Gésio Passos.

Um dos objetivos da reunião foi analisar as contas da Federação referente ao ano de 2017, bem como apresentar o relatório das atividades da entidade no ano passado. Devido à falta de informações detalhadas sobre a prestação de contas, o SJPDF optou por se abster da votação, mas o relatório foi aprovado pela maioria dos presentes. 

A Fenaj apresentou,  ainda, sua previsão orçamentária para 2018 com um deficit nas contas de R$ 130 mil reais. Com o fim do imposto Sindical, a Federação perdeu cerca de 600 mil reais, o que representa 60% do orçamento da entidade. Os representantes da Fenaj afirmaram que estão revendo contratos e cortando todos os gastos possíveis.  

O Sindicato dos Jornalistas do DF votou contra a aprovação do orçamento em função do déficit previsto. Segundo Gésio Passos, "a Fenaj não tem condições de suportar o deficit, sendo necessário cortar ainda mais os custos para a entidade se manter". No Congresso Extraordinário da Fenaj, ocorrido em dezembro de 2017, a Federação já havia aprovado uma nova divisão das receitas das carteiras nacional e internacional dos Jornalistas, repassadas pelos sindicatos, como forma de suprir os recursos da entidade. 

Durante a reunião do Conselho também foi divulgada uma Campanha Nacional de Sindicalização, com incentivo às filiações dos jornalistas aos sindicatos de base, conforme proposta apresentada pelo SJPDF no Congresso Extraordinário e aprovada pelos delegados. A direção da Fenaj também apresentou a campanha nacional "Assessor de Imprensa é Jornalista", inspirada na ação do SJPDF, que vem fortalecendo a luta da categoria nas assessorias.

A diretoria da Fenaj também comunicou ao Conselho de Representantes que a entidade enfrenta uma ação judicial de R$ 800 mil da Terracap, exigindo o pagamento do IPTU de uma área cedida pelo GDF, a qual não foi ocupada, o que levou à penhora da sede da entidade. A Federação busca recorrer na Justiça e deve lançar uma campanha para arrecadar fundos para ajudar no pagamento da ação.

Agora ao vivo o Seminário "Jornalistas, liberdade de expressão e o futuro do país" https://t.co/PqSX5lYvtr
21hreplyretweetfavorite
O SJPDF pede serenidade à população e proteção aos jornalistas pelas forças de segurança. Foto: Marcelo Camargo/ABr https://t.co/NeKlIaHIUy

Receber notícias

Acesse o Site