banner sindi 55

Notícias
Publicado em Quarta, 18 Abril 2018 11:01
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

Por Redação FNDC (com informações SJPDF)

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), entidade com quase 27 anos de história e que articula uma rede de 500 entidades em todo o país, definiu na tarde desse domingo (15) a composição de sua direção pelos próximos dois anos. A 21ª Plenária Nacional do FNDC, realizada em São Paulo, elegeu os novos integrantes da Coordenação Executiva, do Conselho Deliberativo e o do Conselho Fiscal do da organização (veja a lista completa no fim da matéria), que tomaram posse no mesmo dia.

Ao todo, a Plenária do Fórum reuniu quase 80 participantes, entre delegados/as de entidades nacionais e de comitês estaduais, observadores e convidados. Marcaram presença representantes dos comitês estaduais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Bahia, Sergipe, Pernambuco e Pará, além de participantes de pelo menos outros quatro estados, como Mato Grosso, Goiás, Piauí e Maranhão.

SJPDF

O Sindicato dos Jornalistas do DF representou o Comitê DF na figura do diretor Jonas Valente. A entidade apresentou teses para o fortalecimento do trabalho de base do FNDC e pela incorporação da luta por uma Internet livre. O representante da entidade também defendeu a garantia da segurança dos jornalistas e a promoção de condições adequadas de trabalho.

"A plenária foi um momento importante de reunião da sociedade civil que atua por uma comunicação mais democrática. O FNDC é o principal espaço de reunião destes atores e temos uma agenda cada vez mais complexa, que combina os problemas de concentração da mídia tradicional com aqueles relacionados aos novos monopólios digitais, como as chamadas 'fake news'", diz Jonas Valente.

Coordenação

Instância responsável pela condução política e administrativa da entidade, a Coordenação Executiva é composta por sete integrantes. Por 37 votos a favor, um contrário e uma abstenção, foi eleita a única chapa que se apresentou ao pleito, que terá como coordenadora-geral, pelo segundo mandato consecutivo, a jornalista Renata Mielli, que representa o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. A secretaria geral do Fórum permanecerá sendo representada pelo Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, que indicou a também jornalista Ana Claudia Mielke.

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) será representada pelo vice-presidente da entidade, Guto Camargo, que assume a Secretaria de Organização do Fórum. A Secretaria de Finanças será comandada pela professora Cristina Castro, dirigente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee). A Central Única dos Trabalhadores (CUT) será responsável pela Secretaria de Comunicação, a cargo do analista de tecnologia da informação e comunicação Admirson Medeiros Ferro Jr., o Greg.

Novidades

Duas importantes entidades com atuação no setor assumem cargos na nova Coordenação Executiva do FNDC. Pela Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), o técnico em tecnologia da informação Geremias dos Santos será o responsável pela Secretaria de Formação. Representando a Federação Nacional nos Trabalhadores em Telecomunicações (Fitratelp), o técnico em telecomunicações João de Moura Neto assume a Secretaria de Políticas Públicas do Fórum.

O Conselho Deliberativo do Fórum, composto por 21 integrantes (incluindo a Executiva), entre representantes de entidades nacionais filiadas e de comitês estaduais do FNDC, é a instância responsável pela definição do programa anual de atividades do Fórum, bem como das diretrizes para o orçamento da entidade. Pelos próximos dois anos, farão parte da composição do Conselho, eleito em chapa única com o voto de 37 delegados/as e 3 abstenções, as seguintes entidades:

- União Nacional dos Estudantes (UNE)

- Federação Nacional dos Radialistas (Fitert)

- Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag)

- Confederação Nacional dos Trabalhadores na Educação (CNTE)

- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB)  

- União Brasileira de Mulheres (UBM)

- Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG)

- Conselho Federal de Serviço Social (CFESS)

- Viração Educomunicação

- Comitê do FNDC no Rio Grande do Sul (FNDC/RS)

- Comitê do FNDC de São Paulo (FNDC/SP)

- Comitê do FNDC do Distrito Federal (FNDC/DF)

- Comitê do FNDC de Pernambuco (FNDC/PE)

- Comitê do FNDC do Pará (FNDC/PA)

Conselho Fiscal

Com 34 votos a favor e cinco abstenções, a chapa única eleita para o Conselho Fiscal do FNDC é composta pela Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS) e o Comitê do FNDC em Minas Gerais. Na suplência, foram escolhidas a Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM) e o Comitê do FNDC de Sergipe.

Fotos: Bia Barbosa e Iberê Lopes

Leia também:

Disputar a narrativa para enfrentar a conjuntura adversa

Monopólios globais na internet ameaçam a democracia

Neutralidade da rede: que bicho é esse?

Defender o Marco Civil e recolonizar a internet

Banda larga: desafios, retrocessos e o debate para além da infraestrutura

O Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal foi ouvido durante o processo de investigação do MPT sobre o assédi… https://t.co/8JNFhwOWY8
12hreplyretweetfavorite
Participe da assembleia! Será neste sábado, às 14h, na sede do Sindicato. Momento importante para avaliar os impact… https://t.co/LF93wzXn6J
17hreplyretweetfavorite

Receber notícias

Acesse o Site