Extra!
Publicado em Quinta, 25 Maio 2023 15:59
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

A Comissão de Mulheres da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) expressa solidariedade à trabalhadora da TV Globo vítima de assédio moral e violência sexual, bem como às jornalistas da emissora. O caso recente de Esmeralda (nome fictício), revelado na revista piauí, juntamente com outras denúncias de assédio, expõe a necessidade de uma profunda reflexão e ação por parte da direção da empresa para garantir um ambiente de trabalho seguro e respeitoso para todas as mulheres.

É inaceitável que profissionais talentosas e dedicadas tenham sido expostas a situações de abuso e violência dentro do ambiente de trabalho, comprometendo sua integridade física, emocional e profissional.

Exigimos que a TV Globo tome medidas concretas para investigar todas as denúncias, punindo responsáveis e implementando políticas efetivas de prevenção ao assédio. É necessário que a empresa promova ações de conscientização, capacitação e empoderamento das suas equipes, além de criar canais seguros para denúncias garantindo o devido acolhimento e proteção às vítimas.

Encorajamos todas as mulheres jornalistas que enfrentam situações de assédio a se manifestarem, buscando apoio e denunciando os agressores aos Sindicatos de Jornalistas em seus estados ou municípios. É fundamental que as empresas de comunicação assumam sua responsabilidade na prevenção e combate ao assédio, garantindo um ambiente de trabalho seguro e respeitoso para todas as profissionais.

Nosso compromisso é por ambientes jornalísticos livres de assédio, onde todas as mulheres possam exercer suas atividades com dignidade, respeito e segurança. Por isso, instamos o governo brasileiro a subscrever a Convenção 190 da OIT, que trata de prevenir, remediar e eliminar a violência e o assédio no mundo do trabalho, incluindo as violações com base no gênero.

Mexeu com uma, mexeu com todas!

Brasília, 24 de maio de 2023

Comissão de Mulheres da FENAJ

Subscrevem esta nota:

Sindicato de Jornalistas Profissionais do DF e Coletivo de Mulheres Jornalistas do DF

Comissão de Mulheres do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas – Sindjornal

Comissão de Mulheres do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amapá – Sindjor/AP

Comissão de Mulheres Jornalistas do Sindjorce

Comissão de Mulheres Jornalistas do Sindicato de Jornalistas Profissionais de MG

Comissão de Mulheres Jornalistas do Sinjor-PA

Comissão de Mulheres do SindJoRS e SindJoRS

Comissão de Mulheres do Sindicato dos Jornalistas de SP

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre – Sinjac

Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia – Sinjorba

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro – SJ

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná

Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco – Sinjope

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Piauí

Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Sergipe – Sindijor/S

Receber notícias

➡️ Cláusula social: homologação de demissões na presença de representante do sindicato laboral ✅ Por um reajuste d… https://t.co/AovV73eN2P
15hreplyretweetfavorite
➡️ Auxílio-alimentação, auxílio-creche e seguro de vida: reajuste total de 8%, sendo 4,4% a partir da assinatura da… https://t.co/tVk6RzQQF2
15hreplyretweetfavorite

Acesse o Site