Notícias
Publicado em Terça, 05 Abril 2016 15:34
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

Na próxima quinta-feira, 7/4, comemora-se o dia do jornalista (saiba mais abaixo). O Sindicato dos Jornalistas do DF iniciou as celebrações da data no último sábado (2/4) com a realização da Plenária Distrital do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, articulação da qual o Sindicato faz parte. No evento foram discutidos os próximos passos para ampliar o movimento e garantir mais pluralidade e diversidade na mídia e também maneiras de assegurar que as tecnologias da informação e comunicação garantam os direitos dos cidadãos.

O SJPDF também reuniu nessa segunda-feira, 4/4, cerca de 100 repórteres fotográficos na primeira edição da Cozinha Fotográfica de 2016.  Alan Marques, repórter fotográfico da Folha de S. Paulo e diretor do SJPDF; Sandro Alves Silveira, escritor, professor e fotógrafo; e Mattew Webb, fotógrafo documentarista de arte, abordaram a fotografia e sua temporalidade. A Cozinha fotográfica é um dos projetos do Sindicato de maior destaque da entidade. O evento tem o objetivo de mostrar o trabalho de fotojornalistas do DF como forma de incentivar o debate sobre fotografia e os desafios enfrentados por esses profissionais.

No dia do jornalista, o Sindicato lançará a campanha contra o assédio moral. Uma cartilha será disponibilizada para os jornalistas. O material traz informações sobre o que é o assédio moral e quais os tipos dessa prática, como a justiça reconhece o assédio moral, como o trabalhador pode comprovar que houve o assédio e como ele pode denunciar, entre outros assuntos. O material também traz exemplos de diferentes decisões judiciais sobre o assédio moral.

As atividades da semana do jornalista serão encerradas com a realização da Copa JornalistasDF, torneio amistoso de futebol que promoverá a integração da categoria (veja mais aqui). Após os jogos, o Sindicato convida a todos os jornalistas para uma confraternização que ocorrerá no Clube Cresspom.

La Pauta

As comemorações da categoria continuarão na próxima semana, quando ocorrerá a primeira edição do ano da “La Pauta”, marcada para o dia 16/4. A edição “Ideologia eu quero uma pra viver” homenageia Cazuza, um dos maiores compositores da música brasileira. Garanta logo seu ingresso! Confira mais informações aqui 

Dia do Jornalista


A versão mais consistente para a escolha desta data comoDia do Jornalista remonta ao período do Império: a data é comemorada em 7 de abril em homenagem aJoão Batista Líbero Badaró, médico e jornalista que morreu assassinado por inimigos políticos, em São Paulo, em 22 de novembro de 1830; essa morte gerou um movimento popular que levou à abdicação de D. Pedro I, no dia 7 de abril de 1831. Por causa disso, a data foi escolhida para marcar a fundação da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), porGustavo de Lacerda, em 1908. E a própria ABI foi quem a instituiu comoDia do Jornalista nas comemorações de um século da abdicação de D. Pedro I, em 1931.

RT @elbritobr: Orgulho de ter estagiado e feito escola com grandes profissionais na TV Brasil. Tristeza de ver o desmonte de tudo que é púb…
RT @jeanwyllys_real: Conte com o nosso mandato e com a @FPLEDC nesta luta! #EBCEmGreve https://t.co/SnrZsvF9g8 https://t.co/jsfz6woAA4

Receber notícias

Acesse o Site