Notícias
Publicado em Terça, 05 Abril 2016 15:34
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

Na próxima quinta-feira, 7/4, comemora-se o dia do jornalista (saiba mais abaixo). O Sindicato dos Jornalistas do DF iniciou as celebrações da data no último sábado (2/4) com a realização da Plenária Distrital do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, articulação da qual o Sindicato faz parte. No evento foram discutidos os próximos passos para ampliar o movimento e garantir mais pluralidade e diversidade na mídia e também maneiras de assegurar que as tecnologias da informação e comunicação garantam os direitos dos cidadãos.

O SJPDF também reuniu nessa segunda-feira, 4/4, cerca de 100 repórteres fotográficos na primeira edição da Cozinha Fotográfica de 2016.  Alan Marques, repórter fotográfico da Folha de S. Paulo e diretor do SJPDF; Sandro Alves Silveira, escritor, professor e fotógrafo; e Mattew Webb, fotógrafo documentarista de arte, abordaram a fotografia e sua temporalidade. A Cozinha fotográfica é um dos projetos do Sindicato de maior destaque da entidade. O evento tem o objetivo de mostrar o trabalho de fotojornalistas do DF como forma de incentivar o debate sobre fotografia e os desafios enfrentados por esses profissionais.

No dia do jornalista, o Sindicato lançará a campanha contra o assédio moral. Uma cartilha será disponibilizada para os jornalistas. O material traz informações sobre o que é o assédio moral e quais os tipos dessa prática, como a justiça reconhece o assédio moral, como o trabalhador pode comprovar que houve o assédio e como ele pode denunciar, entre outros assuntos. O material também traz exemplos de diferentes decisões judiciais sobre o assédio moral.

As atividades da semana do jornalista serão encerradas com a realização da Copa JornalistasDF, torneio amistoso de futebol que promoverá a integração da categoria (veja mais aqui). Após os jogos, o Sindicato convida a todos os jornalistas para uma confraternização que ocorrerá no Clube Cresspom.

La Pauta

As comemorações da categoria continuarão na próxima semana, quando ocorrerá a primeira edição do ano da “La Pauta”, marcada para o dia 16/4. A edição “Ideologia eu quero uma pra viver” homenageia Cazuza, um dos maiores compositores da música brasileira. Garanta logo seu ingresso! Confira mais informações aqui 

Dia do Jornalista


A versão mais consistente para a escolha desta data comoDia do Jornalista remonta ao período do Império: a data é comemorada em 7 de abril em homenagem aJoão Batista Líbero Badaró, médico e jornalista que morreu assassinado por inimigos políticos, em São Paulo, em 22 de novembro de 1830; essa morte gerou um movimento popular que levou à abdicação de D. Pedro I, no dia 7 de abril de 1831. Por causa disso, a data foi escolhida para marcar a fundação da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), porGustavo de Lacerda, em 1908. E a própria ABI foi quem a instituiu comoDia do Jornalista nas comemorações de um século da abdicação de D. Pedro I, em 1931.

Sindicato lança NR Online com principais ações de 2017. Esse balanço anual visa ressaltar que as atividades são res… https://t.co/aoasRlLz4M
PDV da EBC: desmonte da comunicação pública, insegurança aos trabalhadores. https://t.co/uE50OQrcaA https://t.co/gwyoLe1s5u

Receber notícias

Acesse o Site