PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

O Sindicato dos Jornalistas do DF lançará no segundo semestre mais uma etapa da campanha “Assessor de Imprensa é Jornalista". Nessa nova fase, a entidade irá reforçar a necessidade do cumprimento, por parte das agências de comunicação que prestam serviços em assessorias, da Convenção Coletiva de Trabalho fechada todos os anos com o Sindicato das Empresas de Televisão, Rádios, Revistas e Jornais do DF (Sinterj-DF).

Reconhecida pela categoria como uma iniciativa de sucesso, a iniciativa foi lançada pela entidade em 2014. As três primeiras fases da campanha surtiram resultados positivos. Inicialmente, a campanha tratou de jornada de trabalho e, no segundo ano, abordou vínculo empregatício. No ano passado, o tema tratado foi acúmulo de função.

"Nesta quarta fase da campanha, pretendemos dialogar diretamente com os colegas jornalistas que trabalham em agências de comunicação. O objetivo é fazer com que, na falta de uma convenção coletiva própria do setor, as empresas cumpram o que está estabelecido na convenção firmada com as empresas de radiodifusão e de jornais impressos. Ao mesmo tempo em que vamos cobrar das agências o cumprimento dos direitos previstos, vamos também orientar os colegas a fiscalizar e a exigir seus direitos. É preciso um regramento mínimo para esse setor, que emprega boa parte da força de trabalho jornalística aqui no DF”, afirma Leonor Costa, diretora do SJPDF. 

Como funciona a iniciativa

Como ocorreu em todas as outras fases, a campanha contará com um material de divulgação, visitas do Sindicato aos locais de trabalho e incentivo aos colegas para denunciar irregularidades. Ainda não existe uma data definida para o lançamento da nova fase, no entanto, em breve, o SJPDF irá divulgar.

Como nas demais fases, o SJPDF também lembra aos jornalistas que podem fazer denúncias, inclusive anônimas, por meio da Ouvidoria da entidade (veja como denunciar AQUI). Os jornalistas também podem solicitar visitas aos seus locais de trabalho de representantes do Sindicato por meio do telefone 3343-2251 ou do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Confira mais informações sobre a campanha aqui

Resultados da campanha

No início de 2015, um ano depois de iniciar a campanha, o Sindicato já obteve resultado satisfatório tanto de aumento de denúncias sobre irregularidades nos locais de trabalho quanto de resultados no âmbito judicial. O Sindicato ganhou uma ação de adequação de jornada em favor de uma jornalista da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô). O setor jurídico do SJPDF também deu entrada em ações de adequação de jornada dos profissionais que atuam no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), na Companhia Energética de Brasília (CEB), na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), na Companhia Energética de Brasília (CEB) e na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Levantamento da CPI do Senado coloca em xeque o argumento de déficit da Previdência. https://t.co/pd2X67ws2c https://t.co/FAWca2W9Rn
7hreplyretweetfavorite
Já pensou receber ofertas de chocolate toda vez que está triste? Não parece distante, não é? #SeusDadosSãoVocê
10hreplyretweetfavorite

Receber notícias

Acesse o Site