PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

Reunião coletivo de mulheres

A reunião está marcada para 27/10, às 19h, na sede do SJPDF. A realização de uma campanha contra a prática e uma nova edição da pesquisa “Desigualdade de Gênero no Jornalismo” estão entre os itens que serão discutidos.

O Coletivo de Mulheres Jornalistas, ligado ao Sindicato dos Jornalistas do DF, convida todas as jornalistas para a reunião que ocorrerá no dia 27/10, sexta-feira, às 19h, na sede da entidade. O principal objetivo do encontro é  dar continuidade ao debate sobre o grande índice de assédios moral e sexual contra jornalistas nos locais de trabalho. Essas discussões foram intensificadas após a publicação do texto “A estagiária”, pelo Correio Braziliense, no mês de setembro.  De conteúdo machista e misógino, a crônica reafirmou a naturalização da prática dentro do veículo.

Depois da repercussão negativa do caso em todo o país e de repetidas cobranças por parte do Sindicato dos Jornalistas do DF, a direção do jornal tem mantido diálogo aberto com a entidade sindical, além de ter se comprometido a implementar um projeto para combater o assédio, direcionado a todos os funcionários da empresa.

O Coletivo de Mulheres Jornalistas irá discutir os desdobramentos das ações realizadas pelo veículo, bem como tratar dos temas debatidos nos encontros realizados entre o Sindicato, o Coletivo e as colegas da redação do Correio.

Na reunião, também serão discutidas a realização de uma campanha contra os assédios moral e sexual e o lançamento de uma nova edição da pesquisa Desigualdade de Gênero no Jornalismo.  O primeiro levantamento foi realizado pelo SJPDF em 2016 e revelou dados alarmantes sobre o assédio nas redações (confira mais aqui).

As discussões sobre os problemas do Correio e as iniciativas aplicadas servirão de base para todo o trabalho que será desenvolvido pelo Sindicato e o Coletivo de Mulheres Jornalistas para combater os assédios moral e sexual em outros veículos e demais empresas de comunicação do DF.

Outras pautas

O encontro também irá definir a data de uma roda de conversa sobre assédio que o Coletivo pretende realizar e os nomes das especialistas que serão convidadas para o evento. Além disso, irá ratificar o manifesto elaborado pelo Coletivo, contendo os princípios políticos e os eixos de atuação das mulheres jornalistas.  

O posicionamento do grupo sobre algumas pautas conservadoras em tramitação no Congresso Nacional, que atacam frontalmente as mulheres, como a PEC 181 (dizer do que trata a PEC), será definido durante a reunião.

O Coletivo visa discutir questões de gênero e relações de trabalho, debater e lutar por direitos e melhores condições de vida da mulher na sociedade e, em específico, no mercado de jornalismo, já que as mulheres são maioria nas redações e assessorias de imprensa, inserir um olhar de gênero nos programas, ações e atividades do SJPDF e estimular a participação das jornalistas na entidade sindical.

Serviço: Reunião do Coletivo de Mulheres Jornalistas do SJPDF

Data: 27/10

Horário: 19h

Local: SJPDF (SIG Quadra 2 lotes 420/430/440 - City Offices Jornalista Carlos Castello Branco - Cobertura C13).

DIAP lança cartilha com perguntas e respostas sobre a Reforma Trabalhista. https://t.co/zpmgKaXj7v https://t.co/1WeCBubmpB
3hreplyretweetfavorite
Já se inscreveu no curso sobre Lei de Acesso à Informação? https://t.co/h7VyYYGmHy https://t.co/cgbYabbLJ5
6hreplyretweetfavorite

Receber notícias

Acesse o Site