Em Destaque
Publicado em Quarta, 08 Novembro 2017 15:54
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

No encontro, também será debatido o impacto da reforma trabalhista para os jornalistas em assessoria de imprensa. 

O Sindicato dos Jornalistas do DF convoca toda a categoria para participar de assembleia geral na próxima terça-feira, 14/11, às 19h30, em primeira convocação, e às 20h, em segunda convocação, para eleger seus representantes ao 21º Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (Enjai) e ao 3º Congresso Extraordinário dos Jornalistas, promovidos pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), de 7 a 9 de dezembro, em Vitória. Em razão da conjuntura nacional, de grandes ameaças aos direitos da classe trabalhadora, a Fenaj irá realizar os dois eventos de forma concomitante.

Na assembleia da próxima terça, os jornalistas presentes também irão debater os efeitos da reforma trabalhista, que entrará em vigor no dia 11 de novembro, para os jornalistas que trabalham em assessoria de imprensa. O tema será abordado pela advogada do Sindicato, Caroline Lima. O acúmulo do debate, bem como as propostas aprovadas, serão apresentados pelos delegados do DF no Enjai.  

A entidade chama a atenção para a importância da participação dos jornalistas no debate e na escolha dos representantes do Distrito Federal para participar dos dois eventos nacionais, ao lado de colegas de outros estados. Nos últimos anos, o DF tem contribuído positivamente nas discussões sobre temas ligados aos jornalistas em assessoria de imprensa e apresentado teses importantes nos Enjais e Congressos Nacionais da categoria.

Um dos exemplos de destaque na atuação do SJPDF no setor de assessoria é a realização da campanha “Assessor de Imprensa é Jornalista”. Criada em 2014, a iniciativa ganhou reconhecimento nacional e surtiu efeitos satisfatórios. Houve um aumento de denúncias sobre irregularidades nos locais de trabalho e também de resultados no âmbito judicial. 

"Além da nossa participação no Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa, também vamos debater, no Congresso Extraordinário, o cenário para a categoria em geral, que sofre com as medidas implementadas pelo governo, como a reforma trabalhista. A realidade de ataques ao conjunto da classe trabalhadora exige forte unidade do movimento sindical dos jornalistas para pensar alternativas e construir o enfrentamento necessário. O DF tem sido protagonista nesse processo e, por isso, a nossa participação é fundamental", afirma Leonor Costa, coordenadora de Comunicação do SJPDF, destacando o chamado para que toda a categoria participe da assembleia geral. 

Encontros

Os eventos devem reunir na capital capixaba profissionais de todas as regiões do país, entre delegados (eleitos em assembleias dos sindicatos de jornalistas ou congressos estaduais) e observadores. Estudantes de Jornalismo também podem participar. Os interessados em participar dos eventos devem fazer suas inscrições pelo site dos eventos.

Os dois encontros irão discutir temas como: os impactos no mercado de trabalho dos jornalistas provocados pelas reformas trabalhista e da Previdência, a precarização das relações de trabalho em assessoria de imprensa, as fraudes contra o jornalista e a organização sindical da categoria na conjuntura de desregulamentação do trabalho.

A Fenaj realiza os congressos nacionais da categoria de dois em dois anos, intercalados com os Enjais. Extraordinariamente, vai realizar os dois eventos neste ano, em razão da conjuntura nacional. A contrarreforma trabalhista, que desmontou a CLT e retirou direitos dos trabalhadores, a ameaça da Reforma da Previdência exigem reação imediata e, para isso, mais organização da categoria.

Confira a programação completa no site 

RT @elbritobr: Orgulho de ter estagiado e feito escola com grandes profissionais na TV Brasil. Tristeza de ver o desmonte de tudo que é púb…
RT @jeanwyllys_real: Conte com o nosso mandato e com a @FPLEDC nesta luta! #EBCEmGreve https://t.co/SnrZsvF9g8 https://t.co/jsfz6woAA4

Receber notícias

Acesse o Site