Notícias
Publicado em Sexta, 17 Novembro 2017 16:50
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

O Sindicato dos Jornalistas do DF convida toda a categoria para a apresentação do livro "O Jornalista Brasileiro: Convergência e Mudança provocadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação", que ocorrerá na próxima segunda-feira, 20/11, às 19h, na sede do Sindicato.  A apresentação contará com as presenças de Ana Carolina Kalume Maranhão, autora do livro e professora Doutora da Faculdade de Comunicação da UnB, e do estatístico Marcos Fagundes, responsável pela parte de dados recolhidos junto aos jornalistas.

Fruto da parceria com a Editora UnB e FAC Livros, a publicação foi lançada em setembro, na UnB. O livro aponta como as mudanças experimentadas pelo trabalho jornalístico e as alterações sofridas pelos profissionais de Comunicação no âmbito laboral, podem ser provocadas, principalmente, pela inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação.

O que muda na passagem do impresso para o online? Quais competências e habilidades são necessárias para exercer o jornalismo em um contexto de mudança? Como a revolução tecnológica é um fator chave para todas estas transformações? Foi com estas questões em mente, que os resultados de uma ampla pesquisa envolvendo 1.102 profissionais em redações jornalísticas de todo Brasil, realizada no Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília (UnB), serviu de base para o desenvolvimento do conteúdo do livro.

Sobre a autora:

Ana Carolina Kalume Maranhão graduou-se em Jornalismo e concluiu mestrado e doutorado em Comunicação na Universidade de Brasília. Hoje é professora da Faculdade de Comunicação na mesma universidade e pesquisadora do Núcleo de Multimídia e Internet (NMI/FT/ UNB), onde realiza diversas pesquisas sobre comunicação e mídias digitais. Possui trabalhos publicados sobre o tema em revistas científicas, com destaque para as mudanças estruturais em modelos de negócio de empresas de comunicação e a transformação do trabalho do profissional de comunicação a partir da inclusão das Tecnologias da Informação e Comunicação. Com grande experiência em estudos sobre o âmbito laboral das empresas de comunicação, a autora apresenta análises contundentes sobre a realidade do setor.

Serviço

O quê: Apresentação do livro "O Jornalista Brasileiro: Convergência e Mudança provocadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação"

Quando: 20/11, às 19h30

Sindicato dos Jornalistas do DF

Receber notícias

Acesse o Site