Notícias
Publicado em Segunda, 10 Fevereiro 2020 17:16
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

A Central Única dos Trabalhadores no Distrito Federal (CUT-DF) aprovou em plenária no sábado (08/02), um plano de lutas para os próximos quatro anos. São mais de 200 pontos em setores como educação, saúde, juventude e serviço público, além das bandeiras em defesa da democracia, da soberania do Estado e da democratização das relações de trabalho, como o combate a práticas antissindicais.

Entre os focos imediatos de atenção, o Sindicato dos Jornalistas do DF destacou o combate à MP 905, da “carteira verde e amarela”, que ataca conquistas históricas dos trabalhadores. Para a categoria, a nova ofensiva do governo Bolsonaro inclui a suspensão da exigência do registro profissional para o exercício das funções de jornalista - uma ameaça direta e imediata a direitos como piso salarial e jornada de trabalho.

O coordenador-geral do SJPDF, Silvio Queiroz, que representou o Sindicato na plenária da CUT-DF, chamou os demais sindicatos a reforçarem a presença nas audiências públicas sobre a MP 905 na Comissão Mista que examina o texto. As sessões estão marcadas para as manhãs desta 3ª, 4ª e 5ª feiras (dias 11, 12 e 13/02), sempre às 10hs, no Plenário 6 do Senado. Em especial, foi ressaltada a importância da audiência de 5ª feira, em que serão ouvidas as entidades dos trabalhadores da comunicação. “Nosso Sindicato vai estar presente acompanhando a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), que será uma das entidades ouvidas”, disse.

*Foto: CUT-DF

#jornalistascontraMP905

ALÔ, jornalista! Participe das mobilizações dessa quinta-feira (13/02) contra a MP 905/19! Acesse as redes sociais do SJPDF para mais informações!

AO VIVO! Debate sobre as DESIGUALDADES no ACESSO À INTERNET! O @intervozes recebe @jupontonunes, coordenadora aqui… https://t.co/wbhPOVoAj7
Nossa solidariedade à família e aos amigos da formanda em jornalismo pela @unb_oficial Lorena Pereira da Costa, vít… https://t.co/xyqWGYc6Af

Receber notícias

Acesse o Site