PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

Confira os integrantes da chapa única que disputa as eleições do SJPDF e do Clube da Imprensa entre 13 e 16 de setembro.

Coordenação Geral

Juliana Cézar Nunes

É graduada em Comunicação Social, mestra e doutoranda em Jornalismo pela UnB. Pesquisa comunicação negra e quilombola. Fez especialização em Bioética pela mesma universidade. Jornalista da EBC, atuou no Correio Braziliense, Ministério da Justiça (Classificação Indicativa), Agência Brasil, Radioagência Nacional e Rádio Nacional (veículos da EBC). Já foi agraciada com os prêmios Vladimir Herzog, Líbero Badaró, Tim Lopes, Petrobras, Sebrae e Jornalista Amiga da Criança (Andi/Unicef). Integra a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-DF) e a irmandade Pretas Candangas (ligada à Articulação Nacional de Mulheres Negras – AMNB).    

Marcos Urupá

É jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará em 2003. É advogado, formado pela UNAMA – Universidade da Amazônia, em 2009. Coordenou o Projeto Nacional de Inclusão Digital Casa Brasil, foi Diretor da Fundação Paraense de Radiodifusão – Funtelpa, exercendo as funções de Diretor de Marketing, Diretor da TV Cultura do Pará e Diretor do Portal Cultura. É pós-graduado lato-sensu pela Fundação Escola de Sociologia e Política – FESPSP em Gestão e Políticas Públicas e doutor em Comunicação e Sociedade pela Universidade de Brasília – UnB, com objeto de estudo focado em Internet e integrante do Laboratório de Políticas de Comunicação da UnB (LaPCom). Atualmente, é jornalista do site especializado Teletime.                                    

Silvio Queiroz

Formado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (SP), em 1985, começou a vida profissional em 1982, na imprensa alternativa, no jornal Tribuna Operária. Depois de duas passagens pelo Jornal da Tarde, a partir de 1986, além de Veja e O Estado de S. Paulo, transferiu-se em 2004 para o Correio Braziliense, onde é subeditor de Mundo e colunista. Desde 2016, integra a Comissão de Redação reconhecida como interlocutora pela direção do jornal.

Coordenação de Condições de Trabalho e Qualidade de Vida

Ramênia Vieira

Jornalista formada pelo ICESP, especialista em Gestão de Políticas Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Já trabalhou em assessorias de parlamentares e de órgãos do executivo, coordenou a diretoria de Comunicação Comunitária do Rio Grande do Sul, foi editora e repórter do site Observatório do Direito à Comunicação e atualmente é coordenadora executiva do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social.

Monalisa Resende

Brasiliense, jornalista profissional, integra o Coletivo de Mulheres Jornalistas e trabalha atualmente na assessoria de comunicação no Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). Também atuou em assessoria no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Petrobras Distribuidora e com clipping na Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Estuda Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), com pós-graduação em Arteterapia e formação em Fitoterapia e Aromaterapia. Atualmente é aprendiz na formação em Cuidado Integral – Terapia da Inteireza da Unipaz-SC.

Jacira da Silva

Jornalista, formada em 1976 pelo CEUB. Exerceu as funções de revisora, editora, produtora e repórter no Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Revista Brasília, Jornal da Comunidade e na Rádio Capital. Aposentada do Ministério da Educação, em 2002, como Técnica em Comunicação Social. Foi diretora do SJPDF na década de 1990, sendo a primeira presidente mulher e negra da entidade. Foi da Comissão de Ética e é atual diretora da Coordenação das Condições de Trabalho  e Qualidade de Vida. Participou da criação da Comissão Nacional contra a Discriminação Racial, e atua na questão racial e as suas relações sociais.

Coordenação de Formação

Victor Ribeiro

Jornalista graduado na Universidade Federal Fluminense (UFF), mora em Brasília desde 2009. Trabalha em redação desde 2003, com passagens por veículos como jornal O Fluminense, Rádio Fluminense FM, Agência Brasília, Multishow, TV Brasil e Rádio Nacional, onde está atualmente. Também já atuou em assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, Ministério da Cultura, Ministério do Planejamento e na Secretaria de Comunicação do Governo do Distrito Federal.

Luciane Agnez

Jornalista formada pela UFES, mestre em Estudos da Mídia pela UFRN e doutora em Comunicação pela UNB. Professora de cursos de graduação e pós-graduação, pesquisa temas relacionados a mudanças estruturais no jornalismo e identidade profissional. Autora do livro “Correspondente internacional: uma carreira em transição” (Appris, 2017).

Lucas Pordeus Leon

Formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), atuou em assessoria de imprensa, em comunicação institucional e na organização do 1° Seminário de Comunicação Social do Distrito Federal. É mestrando em Ciências Sociais pela UnB e trabalha na reportagem da Rádio Nacional/EBC desde 2014.

Cristiane Sampaio

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2009, especialista em Tradução de Espanhol pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e em Administração Pública pela FGV-Brasília. Trabalhou durante cerca de cinco anos como produtora de telejornalismo na TV Verdes Mares, afiliada da TV Globo em Fortaleza (CE), depois atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Ceará (MPCE) e desde 2016 se dedica à cobertura do Congresso Nacional por meio do trabalho como correspondente de política do site Brasil de Fato (SP). 

Coordenação de Comunicação

Bibiana Alcântara Garrido

Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Integra o Coletivo de Mulheres Jornalistas do DF. É cofundadora, foi repórter e editora do Jornal Dois, mídia independente em Bauru (SP). Foi secretária do Conselho Municipal de Direitos Humanos de Bauru (SP). Tem experiência na cobertura de ciência climática, meio ambiente, política, cultura e em projetos com movimentos sociais, movimentos populares e populações tradicionais brasileiras. Atualmente trabalha no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia.

Renata Roncali Maffezoli

Formada em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e pós-graduada em Jornalismo e Legislação Britânica, pela London School of Journalism, trabalha em Brasília(DF), com jornalismo sindical há mais de dez anos, no Sindicato Nacional dos Docentes  de Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). Também já atuou em revistas, sites de notícias, rádio, campanhas eleitorais e agência publicitária em Piracicaba (SP), São Paulo (SP) e Londres (RU). Integra o Coletivo de Mulheres Jornalistas do DF, do qual participou da fundação, e é representante do SJPDF na Comissão de Mulheres da Fenaj e no Fórum de Mulheres do DF e Entorno.

Cibele Tenório

Jornalista formada pela Universidade Federal de Alagoas e mestre e doutoranda em História pela Universidade de Brasília. Teve passagens pelas principais redações de telejornalismo em Maceió, atuando como produtora e editora de TV. Também trabalhou como gestora de novas mídias do Pajuçara Sistema de Comunicação de Alagoas. Em Brasília, atuou na assessoria de comunicação da Secretaria de Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. Desde 2013 é empregada pública da EBC – Empresa Brasil de Comunicação com passagens pelo Portal EBC e pela TV Brasil, onde atualmente é editora de texto.

Rafael Ortega

Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Gestão da Comunicação nas Organizações pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub) e em Televisão e Convergência Digital pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Iniciou a carreira em 2002, em Goiânia, como repórter no jornal Tribuna do Planalto, e, em 2005, foi para o jornal Diário da Manhã. No ano seguinte, mudou-se para Brasília e assumiu o cargo de técnico em Comunicação Social/Jornalismo no Ministério da Educação (MEC). Em 16 anos como servidor público, acumulou experiência em coordenação de programação de TV, assessoria de comunicação, produção e roteiro audiovisual, incluindo conteúdo exclusivo para mídias sociais. Destaque para os trabalhos de atendimento à imprensa, elaboração de políticas, planejamentos e planos estratégicos, bem como criação e execução de projetos de rádio e televisão. Entre as instituições em que já esteve, estão a TV Nacional/Radiobrás, a Defensoria Pública da União (DPU), a Presidência da República, a TV Escola e o Conselho Nacional de Educação (CNE). Trabalha há dez anos no Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) como profissional de atividades estratégicas em comunicação/jornalismo. Também é assessor de comunicação da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (GOV.BR). 

Coordenação Jurídica

Manuel Carlos Montenegro

Graduado em comunicação social, habilitação em Jornalismo, e em letras (licenciatura/português), pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação e letramento de jovens e adultos (UnB). Atua em Brasília(DF), na área do jornalismo político, há 16 anos como assessor de imprensa do Ministério das Cidades e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Professor de português e poeta.

Reginaldo Aguiar

Reginaldo Marcos Aguiar tem Graduação em Jornalismo, Especialização em Comunicação Institucional e Mestrado em Comunicação Organizacional. Trabalha na Assessoria de Comunicação do Incra, em Brasília, desde 2004, como jornalista concursado. Iniciou no jornalismo trabalhando por dois anos, como produtor executivo em TV. Em seguida, atuou por seis anos em jornais, onde ocupou diversos cargos, entre os quais: chefe de Reportagem, secretário de Redação, editor de Opinião, editor de Economia, editor de Política. Também foi professor em cursos de Graduação em Jornalismo em universidades pública e privada.

Sumaia Villela

Formada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Foi repórter nos dois maiores jornais impressos do estado, e premiada no Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental (2012) por série de reportagens publicada no extinto O Jornal. Vem para  Brasília em 2012, quando vira empregada pública na Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Passou pela reportagem da TV NBR, edição de A Voz do Brasil, foi correspondente pela Agência Brasil no Recife (PE), além de repórter e produtora na Rádio Nacional. Atualmente é editora da Radioagência Nacional. Ganhou o Prêmio MPT de Jornalismo na categoria Radiojornalismo em 2018.

Valcir Araújo

S e dedica à fotografia há 42 anos. Formado em Computação na Uneb, em Fotografia pelo IESB, atualmente cursa Teologia Católica na Uninter. Como jornalista e repórter fotográfico trabalhou em diversos veículos de comunicação e na comunicação institucional de diversas entidades, como a CUT-DF, CTB, Câmara Legislativa do Distrito Federal, Câmara dos Deputados, Jornal de Brasília, Correio Braziliense e Governo do Ceará (Projeto São José III), entre outros. Na informática exerceu diversos cargos em instituições como a Telebrás, Embrapa, diversos ministérios, prefeituras e na Câmara legislativa do DF. Além da intensa e diversificada atividade profissional, desenvolve trabalho voluntário na Igreja na catequese, na Pastoral de Comunicação do Santuário São Francisco de Assis e na TV Canção Nova.

Coordenação de Cultura, Esporte e Lazer

Nise Quintas

Nise Quintas: Jornalista, formada em Comunicação Social, em 1982, pelo Centro Unificado de Ensino (CEUB), em Brasília/DF. Ao longo de sua trajetória profissional trabalhou em jornais, tv´s, Congresso Nacional e prestou assessoria de imprensa a ONG´s e sindicatos. No setor cultural, atuou como produtora de eventos e produção de artistas e bandas musicais tanto brasilienses como de outros estados. No campo esportivo, atleta desde a adolescência, pratica diversas modalidades esportivas como futevôlei, beach tênis, frescobol e ciclismo amador. Servidora pública de carreira da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), trabalha atualmente na Assessoria de Comunicação Social do Ministério de Minas e Energia (MME).

Daniel Ito Isaia

Formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), onde atua como repórter da Rádio Nacional. Na mesma empresa, já trabalhou como repórter correspondente da Agência Brasil no Rio Grande do Sul, além de passagens pela TV Brasil em Brasília e no Rio de Janeiro. Também já trabalhou na Rádio CBN de Florianópolis e em emissoras locais de TV e rádio no interior do Rio Grande do Sul.

Bruna Adelaide Yunes

Formada em Comunicação Social pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Possui experiência em jornal, site, revista, rádio, campanha eleitoral e, especificamente, em assessoria de comunicação, onde atua há mais de 10 anos. Em seu currículo ainda acumula experiência em órgãos públicos, sindicatos e assessoria parlamentar. Na área cultural, realizou assessorias para peças de teatro, musicais e de bloco de carnaval, além de coordenação de mídias sociais. Trabalha atualmente no Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN).

Coordenação de Administração

Gésio Passos

Jornalista formado pela UFMG e mestre em comunicação pela UnB. Atua como editor da Radioagência Nacional/EBC. Trabalhou como repórter, assessor de imprensa, coordenador de mídias sociais e em implementação de programas de inclusão digital. Foi coordenador geral do SJPDF (2016-2019) e também vice-presidente regional Centro-Oeste da Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj (2019/2021).

Wanderlei Pozzembom

Formado em Jornalismo pelo IESB, repórter Fotográfico há 35 anos, começou a carreira no Correio do Brasil entre 1985 e 1987. Em 1988, foi contratado pelo Jornal de Brasília. Já atuou como freelancer para a extinta revista Manchete, Jornal Folha de S. Paulo e agências internacionais. Há 33 anos trabalha no Correio Braziliense, onde é um dos coordenadores da Editoria de Fotografia. Foi coordenador geral do SJPDF entre 2013 e 2019. Além disso, foi vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) entre 2013 a 2016.

Alice Maciel

Jornalista, desde 1990. Atuou no Jornal Última Hora, ainda nos anos 80, quando  estudava Comunicação na UnB e depois de formada. Depois, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), como assessora em gabinete parlamentar e na Chefe da Assessoria de Imprensa da Administração Regional de Brazlândia. Depois, trabalhou na Assessoria de Imprensa do Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER), hoje chamado DENIT. Ao mesmo tempo e posteriormente, compôs a Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), como assessora e supervisora, por quase 25 anos.  Fez parte de diretorias do SJP/DF e e de um dos primeiros Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (Enjai). Trabalhei, ainda, em projeto da Unesco/Mdic, para elaboração do livro 10 Anos de Arranjos Produtivos Legais (APLs) no Brasil. Atualmente, atua como freelancer em comunicação e serviços correlatos.

Pedro Rafael Vilela

jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e mestre em comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), onde realizou pesquisa sobre regulação de sistemas de radiodifusão. É repórter da Agência Brasil, veículo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), com ênfase na cobertura de política e economia. É colaborador do portal de notícias Brasil de Fato, onde escreve reportagens sobre movimentos sociais, direitos humanos e cidadania. Atua ainda como secretário-executivo do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). Foi integrante da Comissão de Ética e da direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF (SJPDF). Tem experiência com assessoria de comunicação sindical e assessoria de imprensa no setor público. 

 

Conheça os integrantes da chapa
“Ninguém vai nos calar! Jornalistas em Luta”

Receber notícias

📲 Ninguém vai nos calar. Seguiremos em luta em defesa do livre exercício do jornalismo, da liberdade de imprensa e da Democracia.
...cujas ações devem e podem estar sempre sujeitas ao escrutínio da imprensa e da sociedade. A censura imposta às… https://t.co/uwtFDBH2ZG

Acesse o Site