Notícias
Publicado em Terça, 23 Julho 2019 13:49
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

As contas do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) e do Clube da Imprensa, referentes ao ano de 2018, foram aprovadas pela categoria em assembleia realizada no último sábado (20).

O parecer elaborado pelo Conselho Fiscal e suas recomendações foram apresentado aos jornalistas junto com a tabela resumida das atividades financeiras do ano passado. Após análises e esclarecimentos, a assembleia se manifestou pela aprovação das contas e do parecer.

O Conselho Fiscal analisou todos os livros contábeis referentes ao período de janeiro a dezembro de 2018. Entre as recomendações, estão orientações como troca das lâmpadas do sindicato para economia de energia, negociação com as agências bancárias na tentativa de reduzir gastos com taxas e boletos. Confira aqui o parecer do Conselho Fiscal.

Durante a apresentação, Gésio Passos, coordenador-geral do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, explicou que parte das recomendações apontadas pelo Conselho já vem sendo implementadas desde o início do ano pela diretoria. Foi feito um novo contrato com a prestadora de serviços de internet, bem como renegociada a taxa de transações bancárias com as entidades financeiras que atendem o sindicato.

Em relação à mudança das lâmpadas por iluminação LED, Passos ressaltou que, como o processo envolve um investimento maior de recursos e reforma do imóvel, a diretoria encaminhará a recomendação à gestão seguinte, que será eleita em setembro deste ano.

O diretor do SJPDF destacou que a entidade vem fazendo um grande esforço no intuito de equilibrar as contas da entidade, em especial após o fim do imposto sindical, que representava cerca de 30% do orçamento anual. E, embora as receitas decorrentes de aluguel sejam instáveis devido à inadimplência, as receitas com mensalidades têm se mantido estáveis.

“Temos nos empenhado em reduzir ao máximo as despesas do Sindicato e ampliar nossa arrecadação, aumentando o número de sindicalizados em dia. Para isso, mantivemos a campanha de sindicalização e regularização por um período maior. Em relação ao patrimônio imobiliário, estamos com quase todas as lojas e salas alugadas, mas infelizmente temos recorrentes atrasos nos pagamentos de aluguel, o que torna essa receita menos estável”, explicou.

Foram apresentadas também as contas do Clube da Imprensa, que atualmente se encontra fechado para restauração. A mesma é fruto de uma parceria para exploração de parte do terreno em contrapartida da revitalização do Clube para uso dos sindicalizados.  Saiba mais sobre o Clube da Imprensa.

Confira aqui a tabela resumo das contas do SJPDF de 2018

Confira aqui a tabela resumo das contas do Clube da Imprensa de 2018

Receber notícias

Acesse o Site