PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

Acontece no próximo dia 23 de novembro, na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF), o curso de Capacitação sobre Feminicídio e Violência Sexual para profissionais da imprensa, promovido pela profa. Soraia Mendes, pós-Doutora em Teorias Jurídicas Contemporâneas pela UFRJ e Coordenadora Nacional do Comitê Latino-americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (CLADEM/Brasil).

A proposta do curso é esclarecer os profissionais que fazem a cobertura cotidiana destes tipos de violência sobre trâmites jurídicos, questões humanitárias, tratamento dado pela imprensa e maneiras de abordar o assunto de forma mais crítica, autônoma e em defesa dos direitos das vítimas. “Recentemente, fiz um levantamento sobre o número de entrevistas que concedi sobre violência contra a mulher somente do início do ano para cá e me assombrei com o resultado. Foram praticamente duas dezenas! Felizmente para mim todas as reportagens das quais participo (em que pese os horrores das violências) têm sido muito boas, feitas com muito cuidado, com sensibilidade. Por outro lado, penso que podemos avançar muito em termos de proteção às mulheres se aprofundarmos mais o diálogo entre o Direito e o Jornalismo”, afirma a profa. Soraia Mendes.

A oportunidade para o debate marca o dia 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1999. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública deste ano, o Distrito Federal subiu para o quinto lugar entre as unidades da federação com o maior número de feminicídios. Desde a tipificação do crime, em 2015, ocorreu em 2018 o maior índice: 28 vítimas em todo o ano. Entretanto, somente entre janeiro e outubro de 2019 já foram 27 casos registrados. “Diante deste cenário, fica mais evidente o papel da mídia para uma cobertura responsável e de enfrentamento. Estou convicta de que compartilhar conhecimentos jurídicos básicos às e aos profissionais de imprensa pode levar à obtenção de dados que, no futuro, podem influenciar, inclusive, novas decisões judiciais em termos da concessão de medidas protetivas, por exemplo”, destaca a professora.

As inscrições para o curso podem ser feitas até o dia 20 de novembro, pelo site https://www.vozesestudosepesquisas.com.br/, no valor de R$ 300, com descontos para sindicalizados em dia e para estudantes. Os participantes receberão certificados digitais.

 

SERVIÇO:

Curso de Capacitação sobre Feminicídio e Violência Sexual

Data: 23 de novembro de 2019

Hora: 8h às 12h e 13h às 17h30

Local: Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF)

SIG Quadra 2 lotes 420/430/440 - City Offices Jornalista Carlos Castello Branco (Auditório)

Valor: R$ 300 (sindicalizados em dia têm 30% de desconto e estudantes têm 15% de desconto)

Inscrição: https://www.vozesestudosepesquisas.com.br/

Informações: (61) 3343-2251 - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Sobre a palestrante:

A profa. Soraia Mendes é Pós-Doutora em Teorias Jurídicas Contemporâneas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Doutora em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília - UnB. Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professora Associada do PPG Mestrado e Doutorado em Direito do Centro Unificado de Brasília - UniCeub. Coordenadora Nacional do Comitê Latino-americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher - CLADEM/Brasil. Presidenta da Comissão de Direitos Humanos da OAB-DF. Autora de diversas obras, dentre as quais Criminologia Feminista: novos paradigmas e Processo Penal Feminista. Advogada criminalista, sócia do Escritório Soraia Mendes Advocacia e Consultoria Jurídica em Direitos Humanos.

curso 2 feminicidio

SJPDF se solidariza com colegas da TV Escola em Brasília, SP e RJ por meio de contrato de gestão com Associação de… https://t.co/gA8t9HgIlQ
3hreplyretweetfavorite
Agora, acompanhe o que falaram os deputados Sidney Leite (PSD/AM), José Ricardo (PT/AM), Ivan Valente (PSOL/SP), Er… https://t.co/OulhSwoTib

Receber notícias

Acesse o Site