Notícias
Publicado em Segunda, 25 Novembro 2019 00:39
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

Nota - Progressão Especial EBC

A Comissão de Empregados, os Sindicatos dos Jornalistas do DF, de SP e do Rio de Janeiro, além dos Sindicatos dos Radialistas de SP e do RJ consideram extremamente preocupante a avaliação de progressão especial por mérito em curso na Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Representantes das entidades chegaram a se reunir com representantes da empresa para apontar problemas como falta de observância da norma de progressão salarial e divulgação dos critérios após o período avaliativo.

Também causou surpresa a inclusão de critérios com alto grau de subjetividade, como lealdade, que podem abrir espaço para perseguições e assédio. A avaliação especial leva em conta ainda cursos realizados pelos empregados e empregadas, mesmo em um contexto de inúmeros os relatos de pessoas que não foram autorizadas pelas chefias a participar de formações internas. Outro aspecto criticado foi a exclusão da lista de elegíveis de pessoas com falta injustificada, em qualquer número.

Diante desse cenário, em 7/11 foram realizadas plenárias nas três unidades. Os participantes chegaram a sugerir a distribuição das progressões de forma proporcional ao número de empregados por praça ou o sorteio entre os empregados com salários mais baixos.

Consideramos que, tendo em vista as falhas nesse processo de progressão especial, essas seriam as formas de distribuição mais justas. De qualquer forma, nos colocamos a disposição de todos e todas que queiram apoio para recorrer da exclusão na lista de elegibilidade. Avaliaremos, de forma oportuna, outras medidas judiciais cabíveis.

Comissão de Empregados/as da EBC
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal
Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro
Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão no Estado de São Paulo
Sindicato dos Trabalhadores em Rádio e Televisão do Rio de Janeiro

Queremos que a Comissão Interamericana de Direitos Humanos e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos… https://t.co/rOuy7dqrAZ
10hreplyretweetfavorite
Junto com o Sindicato dos @JornalistasSP, assinamos um acordo com o @JotaInfo, estabelecendo parâmetros do Plano de… https://t.co/4zJOYurhJy
15hreplyretweetfavorite

Receber notícias

Acesse o Site