Notícias
Publicado em Sexta, 01 Maio 2020 19:40
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

Corte de salários, jornadas extenuantes, ataques e desrespeitos em toda parte, obrigação de estar diariamente informando a população. Neste momento de pandemia, nós, jornalistas, estamos cada vez mais vulneráveis aos desrespeitos patronais e ataques da extrema direita liderada por Bolsonaro.

A afronta aos direitos conquistados, principalmente a jornada legal das/os jornalistas, a pejotização, a censura - empresarial e estatal - afetam diariamente a categoria.

Em Brasília, em plena pandemia, as empresas rejeitaram a prorrogação da convenção coletiva que garante os direitos dos trabalhadores. Sequer aceitaram uma reunião com sindicato para discutir a situação.

Repórteres convivem, diariamente, com ataques de seguidores de Bolsonaro, seja na porta do Alvorada, seja em uma passagem nas ruas ou nas redes sociais. O discurso antidemocrático incentiva o ataque aos jornalistas e ao jornalismo, colocando o direito à informação e a liberdade de expressão em risco no país.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, nesse dia histórico de luta, convoca as/os jornalistas, trabalhadoras/es da informação, a reagirem mesmo durante a pandemia. Não aceitem a precarização do trabalho, cortes salariais, os ataques a toda classe trabalhadora. Não aceitem o desrespeito profissional, a intimidação, a censura. Vamos, juntos, reagir e lutar pelos nossos direitos, pela democracia e pela informação de qualidade para toda população.

Jornalistas, no Dia dos/as Trabalhadores/ras, lembrem-se que vocês têm direitos. Não aos acordos individuais sem negociação coletiva!

Seu sindicato está com vocês.

SJPDF

Enviamos ofício reiterando apelo para que os veículos que ainda mantêm seus setoristas no Alvorada suspendam, de im… https://t.co/rJsamqyRgB
18hreplyretweetfavorite
LUTO: O jornalismo perdeu Gilberto Dimenstein. Incansável na luta por um mundo menos desigual, ele combatia um cânc… https://t.co/cp6OcJhz1z
19hreplyretweetfavorite

Receber notícias

Acesse o Site