Notícias
Publicado em Segunda, 01 Junho 2020 17:28
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

NOTA OFICIAL - DIA DA IMPRENSA - 01/06/2020

01 de junho. No Dia da Imprensa, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) saúda todos e todas que fazem a imprensa brasileira ser possível. Em tempos tão sombrios, ainda que não haja nada a comemorar, é fundamental reafirmar nossa defesa do papel primordial da imprensa e dos seus trabalhadores na preservação da DEMOCRACIA.

Nossa especial homenagem aos jornalistas do Correio Braziliense, que completa 60 anos em Brasília este ano e cujo nome é inspirado na publicação que deu origem à data. Em 1º de junho de 1808, o brasileiro Hipólito José da Costa lançou, em Londres, a primeira edição do jornal Correio Braziliense, considerado o primeiro jornal brasileiro. Um lançamento marcado pela tentativa de Hipólito de fugir da censura da Coroa Portuguesa. A luta pela garantia do exercício profissional continua e seguimos ao lado dos jornalistas para que a imprensa cumpra seu papel social.

Como já dizia nosso saudoso TT Catalão, “um jornal serve para pensar. E ser pensado por gente livre. Um jornal não é administrado por máquinas servis. Um jornal serve quando desperta atitudes. Serve quando é veículo dos muitos meios, modos, culturas e linguagens componentes de uma sociedade. Serve e é estimulante e rico quando abriga as contradições e com elas convive.”

 

Mais uma chance, jornalista! Nossa pesquisa para mapear a saúde no DF repercutiu bem, mas precisamos de mais respos… https://t.co/jTSRJCAP29
Queremos que a Comissão Interamericana de Direitos Humanos e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos… https://t.co/rOuy7dqrAZ

Receber notícias

Acesse o Site