assembleia unificiada

Notícias
Publicado em Quinta, 30 Julho 2020 18:58
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal acionou o Ministério Público do Trabalho na última semana, para que o MPT fiscalize as condições sanitárias e de trabalho nas empresas jornalísticas do Distrito Federal.

A entidade recorreu ao MP frente à ausência de resposta efetiva das empresas aos diversos ofícios enviados pelo SJPDF, desde o início da pandemia do novo coronavírus, cobrando que sempre que possível os profissionais não trabalhem presencialmente e que, para aqueles que forem escalados para o trabalho presencial, sejam oferecidos equipamentos de proteção individual (máscara e álcool em gel), mantido distanciamento dos demais colegas, realizada testagem de todos aqueles que tenham qualquer contato com pessoas contaminadas e afastamentos de todos os casos suspeitos.

Apesar da insistente cobrança, o sindicato recebeu várias reclamações de que tais condições não estariam sendo cumpridas. Ao processo, foram anexadas denúncias recebidas através da ouvidoria, bem como os ofícios enviados, para oferecer subsídios às investigações do Ministério Público do Trabalho.

A entidade agregou também a lista de empresas que reduziram jornada e salário durante esse período e solicitou fiscalização das horas extras realizadas nas referidas empresas, para que não ultrapasse o permitido por lei.

“É inadmissível que num momento em que o jornalismo é tido como serviço essencial pelo seu papel de informar a população e contribuir no combate à Covid-19, os trabalhadores da imprensa sejam tratados com tamanho descaso pelas empresas. É responsabilidade dos empregadores reduzir ao máximo a chance de contágio daqueles que estão atuando presencialmente e garantir que os profissionais possam exercer suas funções em segurança”, afirma Renata Maffezoli, coordenadora jurídica do SJPDF.

 

É DAQUI A POUCO, 20h30! A live "A luta dos jornalistas e a batalha contra as violências sociais", da BLACKTALK, é c… https://t.co/KzS9reQGsw
Novos convênios! O SJPDF publicou novos descontos para os sindicalizados em diversos serviços. Desde mensalidades d… https://t.co/a4Rc6aAXoO

Receber notícias

Acesse o Site