assembleia unificiada

PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

As jornalistas e os jornalistas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) não poderão ter mais o auxílio-creche taxado. Após ação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF, a justiça do trabalho garantiu essa vitória para categoria na EBC.

Conforme prevê o Acordo Coletivo de Trabalho da EBC e a pedido do Sindicato, as/os jornalistas que foram taxados na época serão indenizados pelo descumprimento do acordo coletivo, recebendo 5% do valor do piso da tabela salarial de analista da EBC (cláusula 69º do ACT 2017/18) corrigido.

Em abril de 2018, a EBC decidiu taxar o auxílio-creche, assim o benefício entrou na base de cálculo do Imposto de Renda, INSS e FGTS. O SJPDF primeiro buscou solução administrativa, notificando a empresa para a evidente ilegalidade. Mas os gestores da empresa preferiram continuar cometendo os atos ilegais e promovendo a taxação.

Em uma rápida ação do Sindicato, em agosto de 2018, a assessoria jurídica conseguiu mandado de segurança determinando que a EBC suspendesse a tributação sobre o auxílio-creche, além de ressarcir as/os jornalistas dos descontos já recebidos. A EBC cumpriu a decisão liminar e inclusive ressarciu os descontos aos jornalistas na época.

Após uma tramitação nos últimos 2 anos na justiça do trabalho, a sentença final saiu agora em 2020. Pela lei de acesso à informação pedida pelo SJPDF, a EBC disponibilizou a lista com as/os 67 jornalistas que tiveram o auxílio irregularmente taxado naqueles meses de 2018, dos cargos JCP, GCP, Repórteres Cinematográficos e Acervo e Pesquisa.

A partir desta semana, o Sindicato entrará em contato por e-mail e telefone com cada colega que foi taxado para receber a multa paga pela empresa pública. Com a decisão final, a EBC não poderá mais taxar o auxílio-creche dos jornalistas. Qualquer dúvida, entre em contato com a secretaria do Sindicato (3343-2251).

O Sindicato espera que a direção da EBC seja responsabilizada por essa ilegalidade e pelo enorme passivo trabalhista que os gestores criam na empresa pública. Caso ocorra taxação ilegal, procure o jurídico do Sindicato.

Ações de Descumprimento do ACT

O SJPDF tem em tramitação três ações de descumprimento dos acordo coletivos da EBC. A primeira, de 2015, está em fase de execução, dependendo do juízo. As demais ainda estão esperando julgamento da justiça do trabalho.

 

É DAQUI A POUCO, 20h30! A live "A luta dos jornalistas e a batalha contra as violências sociais", da BLACKTALK, é c… https://t.co/KzS9reQGsw
Novos convênios! O SJPDF publicou novos descontos para os sindicalizados em diversos serviços. Desde mensalidades d… https://t.co/a4Rc6aAXoO

Receber notícias

Acesse o Site