assembleia unificiada

Notícias
Publicado em Quinta, 17 Setembro 2020 20:36
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

A pandemia de covid-19 reestruturou as relações de trabalho diante de uma emergência sanitária. Com o sistema de homeoffice, a linha que divide a jornada laboral da vida pessoal ficou tênue. A situação não deve ser desculpa para sobrecarga de trabalho, alertam os sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas do DF, RJ e SP junto com a Comissão de Empregados da EBC. A empresa precisar respeitar a jornada legal ou pagar horas extras adequadamente.

As entidades têm recebido denúncias de jornalistas sobre “pedidos” fora do horário e de acúmulo de função de reportagem e de edição de texto, além de sonoplastia, por exemplo. Sabemos que o modelo de teletrabalho precisa de ajustes, mas não é motivo para sobrecarga, tampouco justifica o assédio moral. Piadas e indiretas que possam constranger não serão toleradas.

Na EBC, a comunicação entre chefia e equipe tem sido feita majoritariamente de forma virtual. Desta forma, qualquer mensagem fora da jornada pode ser caracterizada como serviço extra, que, na impossibilidade de ser evitado, deve ser devidamente remunerado.

Voltamos ainda a destacar a necessidade de a EBC adequar as jornadas das empregadas com filhos pequenos. A maternidade não pode continuar invisível. As mães precisam interromper o trabalho para cuidar das crianças e alimentar, por exemplo. As escolas ainda não voltaram e nem todas têm condições financeiras para contratar cuidador/a – como alguns gestores têm feito.

Pesquisa feita em todo o país pela Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) ilustra o quanto os cuidados com família e a casa são quase exclusivamente uma atividade feminina. O levantamento mostra que as profissionais jornalistas estão esgotadas. Como resultado, há o impacto na saúde mental, que pode afastar empregados e empregadas por mais tempo.

Trabalhar de casa não é um benefício e sim uma necessidade que precisa ser regulamentada. Os sindicatos das categorias incluíram na pauta de negociações do Acordo Coletivo de 2020 uma cláusula específica sobre o teletrabalho. Agora, a negociação está nas mãos da EBC.

Sindicatos dos Jornalistas DF, RJ e SP
Sindicatos dos Radialistas DF, RJ e SP
Comissão dos Empregados da EBC

Receber notícias

O Brasil lidera ranking com as maiores quedas em classificação sobre LIBERDADE de EXPRESSÃO. O relatório da… https://t.co/x7Vyc9rEn1
22hreplyretweetfavorite
Em tempo recorde, na manhã dessa segunda-feira (19/10), o Senado já está sabatinando os indicados para a Autoridade… https://t.co/Tyepk3bc7c

Acesse o Site