campanha sindicalizacao 2021

PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

e será realizado na sede da entidade (Edifício City Offices Carlos Castelo Branco, no SIG, ao lado do Correio Braziliense).

 

O objetivo do Congresso é reunir jornalistas para discutir a situação nacional e local da categoria e, a partir dessa reflexão, deliberar um conjunto de ações que serão priorizadas pelo Sindicato nos próximos dois anos. Também vão ser aprovadasas teses desta Unidade da Federação ao Congresso Nacional dos Jornalistas, que acontece em novembro, no Acre.

A discussão da nova legislação para as comunicações é um tema de destaque do Congresso, visto que a sociedade civil está mobilizada para pressionar o governo federal para a construção de um novo marco regulatório do setor. “Em agosto foi lançada a campanha Para Expressar a Liberdade: uma nova lei para um novo tempo, que visa discutir uma atualização da legislação do setor que garanta a diversidade e a pluralidade na mídia brasileira. E os jornalistas não podem ficar de fora deste debate”, afirma Jonas Valente, secretário-geral do SJPDF.

Outro assunto em debate será aquestão da situação da categoria na Capital do país. Formas de contratação, condições de trabalho e acúmulo de funções serão alguns dos pontos tocados pelos participantes do evento. “Acabamos de concluir uma data-base difícil, e ainda temos muito o que fazer para que os jornalistas do DF tenham condições de trabalho adequadas. O Congresso será este espaço privilegiado para apontar os caminhos desta luta”, explica Lincoln Macário, presidente do SJPDF.

O evento irá tratar das condições trabalhistas tanto de jornalistas das redações quanto de jornalistas de assessorias de comunicação, além de abordar a questão da igualdade racial, de gênero e orientação sexual no jornalismo. A qualidade de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de comunicação fará parte do espaço de debate, assim como a questão do jornalismo e o meio ambiente.

A abertura do Congresso será no dia 21 desetembro a partir das 19h e contará com representantes do SJPDF, da Federação Nacional dos Jornalistas e da Central Única de Trabalhadores (CUT). A primeira mesa, que terá o mesmo tema do Congresso, vai ter a participação do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e de jornalistas que atuam em Brasília.  Veja abaixo a programação provisória:

Sexta-feira - 21/9

19h Mesa de abertura - representantes da CUT, da Fenaj e do SJPDF

19h30 - Debate de abertura - "Jornalismo: relações de trabalho, liberdade de expressão e marco regulatório" - representante do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e jornalistas

Sábado - 22/9

9h - Debate: o mercado de trabalho do jornalismo no DF - Representantes do SJPDF e do Coletivo de Assessores do SJPDF, além de jornalistas

12h - Almoço

13h30- Grupos de Trabalho - Regulamentação da comunicação e do jornalismo - Condições de trabalho nas redações de meios comerciais - Comunicação pública (EBC, veículos da Câmara, Senado, Justiça, Veículos públicos de comunicação do GDF) - Condições de trabalho nas assessorias de comunicação - Igualdade racial, de gênero, orientação sexual no jornalismo - Qualidade de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de jornalismo - Jornalismo e meio ambiente (é o tema do Congresso)

16h - Plenária final - Aprovação das resoluções para o SJPDF - Aprovação das teses ao Congresso Nacional - Eleição dos delegados ao Congresso Nacional

Agenda

O quê: Congresso Distrital dos Jornalistas:relações de trabalho, liberdade de expressão e marco regulatório

Quando: 21 e 22 de setembro

Onde: Sede do SJPDF - SIG Quadra 2 lotes 420/430/440 - City OfficesJornalista Carlos Castello Branco - Cobertura C13 - fone: (61) 3343-2251

Inscrições aqui.

Receber notícias

RT @JornalistasSP: Jornalistas da capital conquistaram o reajuste pela inflação após 6 meses de negociação. Em assembleia com mais de 300 p…
Importantíssima vitória dos movimentos de comunicação do Distrito Federal! https://t.co/McaZQgdH3k

Acesse o Site