assembleia unificiada

Notícias
Publicado em Sexta, 23 Outubro 2020 17:28
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) acionou a Justiça para mais uma vez tentar impedir o fim do teletrabalho em plena pandemia e surto de Covid-19 na EBC. Nessa quinta-feira (22), a juíza Erica de Oliveira Angoti, em atenção ao pedido da entidade, determinou que a empresa se manifeste em dois dias sobre os autos.

A direção e as chefias das áreas vêm se negando a prestar informações aos sindicatos e Comissão de Empregados sobre os casos confirmados e a tratar a situação com transparência, o que aumenta a insegurança e o risco dos trabalhadores.

Nas últimas semanas, recebemos denúncias de que aos menos 14 diretores, gerentes e assessores testaram positivo. Até mesmo o novo presidente da empresa foi infectado. Apesar disso, a EBC não apresentou ao corpo funcional nenhum protocolo de segurança, orientação sobre circulação pela empresa, informação sobre rotinas de testagem ou material de proteção individual.

Algumas chefias insistem em exigir o retorno de suas equipes ao trabalho presencial, divulgando escalas de trabalho em dias alternados, não respeitando sequer o prazo de 30 dias de antecedência previsto no acordo coletivo.

Orientamos que os jornalistas convocados/as recorram à cláusula 50 do ACT, que permite aos trabalhadores não comparecerem presencialmente quando considerarem que há risco à saúde.

Também colocamos nossa assessoria jurídica à disposição para pedidos de liminar que garantam a continuidade do teletrabalho nos casos não previstos pela norma da EBC. Horários de atendimento devem ser agendados pelo telefone/WhatsApp da secretaria: 61- 98211-0679.

Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) / 23/10/2020

 

Receber notícias

Nossa solidariedade e total apoio à jornalista @tetecruz pelas perseguições que vem sofrendo. Perfis de extrema-dir… https://t.co/c3CfvVGBWC
A venda da @CEBDistribuicao tem data marcada já: 4/12. A conta aumentou em Goiás. Apagões podem acontecer, como no… https://t.co/nwRzIgAVui

Acesse o Site