Notícias
Publicado em Sábado, 06 Março 2021 23:36
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

Ele tinha nome de presidente dos Estados Unidos, mas era comunista e filiado ao Partidão desde a Ditadura Militar - por influência de Herzog, com quem trabalhava como repórter cinematográfico na TV Cultura de São Paulo. Nasceu em Manaus, no ano em que findavam a 2ª Guerra e, consigo, o Ciclo da Borracha. Filho de seringueiros, sendo a mulher ticuna - por isso sua alcunha era "índio bonitão" - foi dada pelo último chefe que teve na Agência Brasil. Dono de uma generosidade ímpar, Roosewelt Pinheiro escreveu seu nome na história do fotojornalismo político do Brasil, mas hoje resolveu descansar.

O "Roose", como muitos chamavam, criou sozinho os filhos e, depois, virou pai dos netos. Há alguns anos teve um AVC que o impediu de voltar à ativa, mas desde então era cuidado com amor pela família que formou.

Pergunte a qualquer um sobre ele e receberá um sorriso de volta. Certamente está, uma hora dessas, com a barriga doendo dos causos contados pelo amigo Gervásio Baptista, com quem trabalhou por mais de 25 anos na, agora, EBC - mas que era EBN quando foi contratado em 1982, e depois, Radiobras. Deixou suas marcas nos jornais A Crítica (de Manaus), A Notícia, O Jornal, Diário da Tarde, Diário de Brasília, Correio do Planalto e Jornal de Brasília; e nas TVs Educativa e Cultura.

A despedida de Roosewelt está marcada para este domingo (07/03), no Templo Ecumênico 02, do Campo da Esperança da Asa Sul, entre 10h e 12h.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal lamenta o falecimento de Roosewelt e se solidariza com a família, amigos, camaradas e colegas desse grande repórter fotográfico.

Receber notícias

Racismo nas redações: SJPDF e @cojiradf pedem apuração de caso envolvendo jornalista premiada da CNN. -> Direção da… https://t.co/IK2j0Ujw3T
11hreplyretweetfavorite
RT @ficaebc: Aumentam as repercussões internacionais sobre as intenções de @fabiofaria e @jairbolsonaro de privatizar ou extinguir a EBC. L…
12hreplyretweetfavorite

Acesse o Site