campanha sindicalizacao 2021

Notícias
Publicado em Quinta, 13 Maio 2021 15:03
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e os sindicatos de jornalistas e radialistas do Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro reuniram-se nesta segunda-feira, 3, com a equipe do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), do Ministério da Economia, responsáveis pelo processo da EBC dentro do Programa Nacional de Desestatização. A reunião foi solicitada pela FENAJ, em nome do conjunto de entidades,  com o objetivo de expor à equipe os principais argumentos da defesa da EBC como empresa pública de comunicação. As entidades defenderam a importância da EBC permanecer com seu estatuto de empresa pública, que cumpre papel definido na Constituição, e por isso não pode ser extinta ou privatizada.

A secretária especial da Secretaria do PPI, Martha Seillier,  disse que o modelo de desestatização deve ser indicado pelos estudos a serem feitos. Mas adiantou que o governo federal não tem expectativas de arrecadar recursos com a privatização da EBC, como ocorre com outras empresas estatais também incluída no programa. Falou da alternativa da desestatização de atividades e serviços por meio de concessões públicas à iniciativa privada, o que, na prática, resultaria na extinção da EBC.  Martha ressaltou, entretanto, que essa definição vai depender dos estudos da consultoria, a ser contratada pelo governo.

Os representantes das entidades reforçaram a defesa da empresa pública e dos empregos dos trabalhadores. Participaram da reunião a presidenta da FENAJ, Maria José Braga; Daniel Ito, diretor do Sindicato dos Jornalistas do DF; Virginia Berriel, diretora do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio; Eduardo Viné Boldt, diretor do Sindicato dos Jornalistas de SP; Marco Clemente, presidente do Sindicato dos Radialistas do DF; Ricardo Alexandria, diretor do Sindicato dos Radialistas do RJ; e Sérgio Ipoldo Guimarães, coordenador do Sindicato dos Radialistas de SP.

FENAJ e Sindicatos integram a Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública (https://emdefesadaebc.wordpress.com/), que vem fazendo uma campanha junto a movimentos sociais, parlamentares e outros setores da sociedade para ressaltar a importância dos veículos da EBC. Além disso, os trabalhadores da empresa estão mobilizados no Comitê Fica EBC, divulgando conteúdos em defesa da empresa – https://www.facebook.com/ficaEBC.

Receber notícias

RT @JornalistasSP: Jornalistas da capital conquistaram o reajuste pela inflação após 6 meses de negociação. Em assembleia com mais de 300 p…
Importantíssima vitória dos movimentos de comunicação do Distrito Federal! https://t.co/McaZQgdH3k

Acesse o Site