campanha sindicalizacao 2021

PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

Mais uma etapa dos seminários regionais “Jornalismo, sim!” ocorre na próxima quinta-feira (29/07), a partir das 20h30 (horário de Brasília, 19h30 em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), reunindo jornalistas que atuam nos estados do Centro-Oeste. A série de eventos on-line é uma iniciativa da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), com apoio da Union to Union e da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ).

Os seminários têm o objetivo de debater com a categoria, nesse primeiro momento, as propostas de taxação das grandes plataformas digitais e de criação do Fundo de Apoio ao Jornalismo.

As inscrições para participar da sala de debate virtual devem ser feitas pelo link:https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_lcTuZOSTQ7SSYdepcfR_7w 

Os inscritos vão receber certificados de participação. Os debates também serão transmitidos pelas redes sociais da FENAJ e dos sindicatos filiados.

Debatedores:

Maria José Braga – Presidenta da FENAJ e membro do Comitê Executivo da FIJ. Jornalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Graduada e mestre em filosofia pela Universidade Federal de Goiás.

Jonas Valente – Atua como repórter na Agência Brasil. É mestre em políticas de comunicação e doutor em sociologia da tecnologia, com tese sobre plataformas digitais. É diretor do Sindicato dos Jornalistas do DF.

Laércio Portela – Jornalista, cofundador e editor do portal de jornalismo independente Marco Zero Conteúdo (PE).

Coordenador:

Gésio Passos, jornalista da EBC, mestre em comunicação pela UnB, vice-presidente regional Centro-Oeste da FENAJ e diretor do Sindicato dos Jornalistas do DF.

Sobre os seminários regionais

A FENAJ e os seus sindicatos filiados estão debatendo, com a categoria e com a sociedade, a implementação no país da Plataforma Mundial por um Jornalismo de Qualidade, iniciativa apresentada pela FIJ.

A proposta da Plataforma Mundial por um Jornalismo de Qualidade prevê o desenvolvimento do jornalismo, por meio da implementação de formas de financiamento direto para a produção jornalística, a partir da taxação das grandes plataformas digitais.

Depois de debater o tema inicialmente com especialistas, a FENAJ chegou à proposta de taxação das grandes plataformas digitais por meio da criação de uma Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE), um imposto especial que permite sua destinação a determinado fim, no caso, à constituição do Fundo de Apoio e Fomento ao Jornalismo.

A Federação espera difundir sua proposta para a categoria, conquistar apoio de outros segmentos da sociedade civil e encaminhar ao Congresso Nacional dois projetos de lei: um para a criação da CIDE e outro para criação e regulamentação do Fundo de Apoio e Fomento ao Jornalismo. Para isso, está realizando os seminários on-line, em todas as regiões do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul).

Programação dos Seminários com jornalistas (horário de Brasília). Para se inscrever, basta clicar no link da sua região

Região Sul – 27 de julho – terça-feira – 20h

Região Sudeste – 28 de julho – quarta-feira – 20h

Região Centro-Oeste – 29 de julho – quinta-feira – 20h30

Região Nordeste – 3 de agosto – terça-feira –20h

Seminário on-line com entidades da sociedade civil

Região Nordeste – 19 de agosto – quinta-feira – 18h
Região Sul – 24 de agosto – terça-feira – 19h
Região Sudeste – 26 de agosto – quinta-feira- 20h
Região Centro-Oeste – 30 de agosto – segunda-feira – 20h30 (horário de Brasília)
Região Norte – 31 de agosto – terça-feira – 20h (horário de Brasília)

Receber notícias

A adesão à GREVE na EBC só aumenta! Siga o perfil @ficaebc e compartilhe os conteúdos. A EBC, com funcionários valo… https://t.co/v3PKlIf80k
📲 Que tal levar essa linda camiseta de luta? 🎙️ Nossa Campanha de Sindicalização e Regularização 2021 segue no ar… https://t.co/l7JkzzbQBM

Acesse o Site