campanha sindicalizacao 2021

Notícias
Publicado em Quinta, 09 Setembro 2021 14:42
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) repudia os ataques, agressões verbais e intimidações cometidas nesta terça-feira (7) contra profissionais que faziam a cobertura jornalística da manifestação em apoio ao governo de Jair Bolsonaro na Esplanada dos Ministérios. Prestamos nossa total solidariedade aos e às jornalistas expulsos/as do ato e impedidos de realizar seu trabalho.

O sindicato identificou, e foi notificado de, pelo menos dez episódios envolvendo jornalistas, repórteres-fotográficos e repórteres-cinematográficos. Alguns deles tiveram que sair da manifestação sob escolta. Outros, ao recorrerem às forças de segurança ainda passaram por revista policial e constrangimento.

O material que mostra a ação dos manifestantes bolsonaristas será encaminhando para a Secretaria de Segurança Pública, de quem cobraremos as medidas cabíveis. Também colocamos nossa assessoria jurídica à disposição dos colegas que desejarem registrar boletim de ocorrência.

Envie seu relato para o sindicato, via e-mail (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) ou WhatsApp (61-98346-9839).

Mais uma vez, os apoiadores do governo Bolsonaro foram às ruas para ameaçar não apenas os jornalistas, mas também a democracia e as instituições democráticas. Tudo com o apoio e a conivência do presidente da República, que em seus discursos afrontou diretamente outros Poderes Públicos.

Manteremos a vigilância e a denúncia dessas arbitrariedades em âmbito nacional e internacional. Seguiremos cobrando do Governo do Distrito Federal e sua Secretaria de Segurança Pública a garantia da segurança das e dos trabalhadores da imprensa durante a cobertura de manifestações e outras atividades no DF. Não aceitaremos retrocessos no direito ao livre exercício da nossa profissão. Calar, jamais!

Diretoria do SJPDF

Receber notícias

AO-VIVO! Participe! https://t.co/UPsD5PHqg2
24hreplyretweetfavorite
📢 Alô, jornalista já sindicalizado ao SJPDF! 💰 Se você indicar um colega para a sindicalização, sua próxima mensa… https://t.co/lPLwgFheLi

Acesse o Site