Notícias
Publicado em Terça, 05 Outubro 2021 16:16
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

 

O 3º Dossiê de Censura e Governismo na Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que será lançado nesta terça-feira (5), aponta aumento no número de casos de censura entre agosto de 2020 e julho de 2021. O levantamento separa, pela primeira vez, casos de censura e  governismo e mostra a institucionalização da censura e do governismo na empresa de comunicação pública.

Os casos de censura vêm sendo contabilizado pela Comissão de Empregados da EBC desde o governo Temer, em 2018, quando os episódios começaram a se multiplicar. O primeiro Dossiê contabilizou 61 casos de censura e governismo. Em 2019, o segundo Dossiê apurou aumento nos casos e registrou 138 episódios.

Entre os destaques do terceiro relatório estão o corte de pautas sugeridas que nem chegaram a ser produzidas. A censura prévia foi realizada principalmente em temas considerados delicados ou controversos ao governo, como direitos humanos e meio ambiente.

Os dossiês realizam um levantamento com base em denúncias anônimas de trabalhadores e trabalhadoras de todos os veículos e mídias sociais da EBC. O trabalho de sistematização é feito por integrantes da Comissão de Empregados da EBC, da Ouvidoria Cidadã e dos sindicatos de jornalistas e radialistas do Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro.

Lançamento do 3º Dossiê

O lançamento do III Dossiê de Censura e Governismo na EBC será acompanhado de debate sobre liberdade de imprensa e expressão, com a participação de Denise Dora da ONG Artigo 19; Giuliano Gali, do Instituto Vladimir Herzog; Emmanuel Colombié, da organização Repórteres sem Fronteiras; e Márcio Garoni, da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Serviço
Lançamento do III Dossiê de Censura e Governismo na EBC
05/10 (terça-feira), 20h
YouTube do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF (SJPDF)
Com debate sobre liberdade de imprensa e expressão
Participantes:
Denise Dora (Artigo 19)
Giuliano Gali (Instituto Vladimir Herzog)
Emmanuel Colombié (Repórteres sem Fronteiras)
Márcio Garoni (Fenaj)
Mediação: Letycia Bond (EBC)

Solicitação do material embargado (até 16h de 5/10): O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Receber notícias

Acesse o Site