Notícias
Publicado em Sexta, 25 Março 2022 15:44
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

Na última quarta-feira (23), os Sindicato dos Jornalistas do DF, o Sindicato dos Radialistas do DF e a Comissão de Empregados participaram de uma audiência do Ministério Público do Trabalho para discutir a situação da saúde mental dos trabalhadores resultante do assédio moral praticado pela empresa.

A audiência faz parte de uma investigação aberta pelo MPT, baseada em casos recorrentes de perseguição de trabalhadores na empresa, cujos padrões comprovam que a EBC é conivente e até favorece essas situações. Na audiência, as entidades relataram a continuidade de assédio na empresa, o que vem resultando no afastamento em massa de empregados. Alertaram para a postura de ameaças na negociação do acordo coletivo e da intenção de obrigar os trabalhadores a fazerem plantões todos os finais de semanas, o que acabou se confirmando nesta quinta-feira. Foi sugerido ainda que o processo de avaliação fosse suspenso até que o método seja discutido com os representantes dos trabalhadores.

A empresa apresentou dados que assustaram a todos. O número de trabalhadores afastados por causas psicológicas saltou de 6% em 2015 para 11% em 2021, tendo seu recorde de 15% em 2019.

A procuradora Carolina Mercante propôs que a empresa começasse a tomar as medidas julgadas em outro processo, também movido pelo MPT, de assédio moral coletivo que resultou em condenação em segunda instância. Pediu que a empresa apresente esclarecimentos sobre o método do processo de avaliação de desempenho.

A procuradora sugeriu ainda que a empresa se reúna com as entidades antes da próxima audiência, que será realizada em 05/04, desta vez de forma presencial. Reforçaremos, mais uma vez, os ataques da empresa aos trabalhadores com a exigência de plantões em todos finais de semana.

Receber notícias

➡️ Cláusula social: homologação de demissões na presença de representante do sindicato laboral ✅ Por um reajuste d… https://t.co/AovV73eN2P
14hreplyretweetfavorite
➡️ Auxílio-alimentação, auxílio-creche e seguro de vida: reajuste total de 8%, sendo 4,4% a partir da assinatura da… https://t.co/tVk6RzQQF2
14hreplyretweetfavorite

Acesse o Site