Notícias
Publicado em Terça, 16 Agosto 2022 12:38
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

Jornalistas do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo fazem, nesta sexta-feira (19), uma jornada conjunta de mobilização contra a intransigência dos patrões nas negociações salariais. Nas três praças, com diferentes datas-base, a categoria luta por respeito e por direitos e pela reposição mínima do poder de compra de seus salários. Nessa terça (16), uma plenária vai reunir jornalistas do DF, RJ e SP para conversar sobre os processos de negociação e mobilização.

Luta no DF

No DF, os jornalistas fizeram história, na última quinta-feira (11), com uma série de atos e paralisações que marcaram uma nova etapa da difícil campanha salarial de 2022. Diante de mais uma oferta indigna do sindicato patronal, que insiste em condenar a categoria a mais um ano de perdas substanciais nos salários, as redações responderam ao chamado da última assembleia e se manifestaram por um reajuste que assegure à maior parte da categoria a reposição das perdas provocadas pela inflação.

Ao longo da tarde, os jornalistas interromperam o trabalho para participar do dia de luta convocado pela assembleia e organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF). Piquetes, com faixas e cartazes, se formaram no Setor de Rádio e TV Sul, com adesão dos colegas do Estadão e Poder 360, e diante do Correio Braziliense - onde, há mais de um ano, os trabalhadores lutam para receber benefícios em atraso e para a regularização do pagamento dos salários.

A campanha salarial dos jornalistas do DF segue e seguirá, até que o lado patronal ceda em sua intransigência e se disponha a remunerar dignamente o trabalho daqueles que, em sua propaganda institucional, louvam como a garantia da informação confiável para a sociedade.

Plenária conjunta

Nessa terça (16), a partir das 20h30, os sindicatos dos Jornalistas do DF, RJ e SP realizam uma plenária virtual conjunta para debater ações conjuntas de mobilização para as campanhas salariais nas três praças.

O link de acesso será divulgado próximo ao horário da reunião.

Clique aqui para acessar a íntegra da Carta dos Jornalistas.

Receber notícias

📲 Ninguém vai nos calar. Seguiremos em luta em defesa do livre exercício do jornalismo, da liberdade de imprensa e da Democracia.
...cujas ações devem e podem estar sempre sujeitas ao escrutínio da imprensa e da sociedade. A censura imposta às… https://t.co/uwtFDBH2ZG

Acesse o Site