Notícias
Publicado em Quarta, 24 Agosto 2022 15:32
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF chama a categoria para nova assembleia virtual, na segunda (29/8), às 20h. Em pauta, ações para romper o impasse na campanha salarial e avançar para um acordo que garanta reajuste digno.

Histórico

Estamos há mais de 14 dias sem resposta à contraproposta encaminhada pela categoria. Na terça-feira, dia 9, informamos oficialmente ao sindicato patronal (Sinterj), o resultado da assembleia reunida na sexta anterior (5/8).

Nela, os jornalistas recusaram a proposta de reajuste de apenas 7% para os que ganham acima do piso. Como contraproposta, a assembleia aprovou reajuste de 10% para quem ganha acima do piso até R$ 10 mil e de 8% para os salários acima de R$ 10 mil.

Os demais itens da agenda patronal, como a reposição integral (parcelada) da inflação anual (11,73%) para o piso e a substituição do retroativo por um "abono especial", foram aceitos pela categoria, como gesto para abreviar uma negociação que se aproxima de completar cinco meses
- com prejuízo principalmente para nós, trabalhadores.

Desde então, o SJPDF só foi procurado no dia 15 pelo Sinterj para uma reunião, que ocorreu no dia seguinte (16).

Em um diálogo tensionado, após questionar a contraproposta da categoria, os representantes do sindicato patronal se comprometeram a dar uma resposta à demanda apresentada em relação ao reajuste salarial das e dos jornalistas, o que até agora não ocorreu.

Mobilização

Na ausência de um retorno, o Sindicato convoca os/as jornalistas para assembleia na próxima segunda (29), às 20h. Nesta assembleia virtual, a presença da categoria dará a medida da nossa disposição para lutar pela recomposição dos nossos salários, corroídos há anos, em especial no
período encerrado na última data-base, em 1o de abril.

Sem a pressão das principais redações do DF, vamos continuar reféns da disposição dos patrões para retomar as negociações e ceder na intransigência demonstrada até agora para atender à nossa reivindicação mais crucial - depois de termos renunciado a outras, no interesse de chegar a um acordo.

Reajuste digno! Reajuste já!

Todos à assembleia, dia 29 (segunda), às 20h!

Receber notícias

📲 Ninguém vai nos calar. Seguiremos em luta em defesa do livre exercício do jornalismo, da liberdade de imprensa e da Democracia.
...cujas ações devem e podem estar sempre sujeitas ao escrutínio da imprensa e da sociedade. A censura imposta às… https://t.co/uwtFDBH2ZG

Acesse o Site