PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

O Gabinete de Transição divulgou as informações sobre o credenciamento de imprensa para a posse presidencial no dia 1º de janeiro de 2023. Confira abaixo:

Palácio do Planalto

Os profissionais de imprensa interessados em participar da cobertura das cerimônias de posse do Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Vice-Presidente eleito, Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho, no Palácio do Planalto (inclusive caminhão do cortejo e praticável em frente ao Palácio), no dia 1º de janeiro de 2023, devem solicitar credenciamento por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível na página:  

Clique aqui para preencher o formulário

Devido a considerações de segurança e a limitações de espaço nos locais de cobertura da posse, cada veículo de imprensa poderá credenciar no máximo 5 profissionais (jornalistas de texto, fotógrafos, cinegrafistas e auxiliares) para acesso ao Palácio do Planalto e aos outros locais mencionados acima. Adicionalmente, haverá limite máximo de credenciais a serem emitidas, levando em consideração a necessidade de garantir o maior número possível de veículos presentes e a capacidade do Palácio do Planalto e de outros espaços. Assim sendo, a apresentação do pedido de credenciamento não é garantia de que a credencial será emitida.

Passes secundários também serão distribuídos para acesso a determinados locais de cobertura da posse, inclusive no Palácio do Planalto e nos outros locais mencionados acima. Somente profissionais portadores da credencial de imprensa e do respectivo passe secundário terão acesso a esses locais. Informações detalhadas sobre os passes serão divulgadas oportunamente.

Palácio Itamaraty

Os profissionais de imprensa interessados em participar da cobertura das chegadas das autoridades estrangeiras que comparecerem à recepção no Palácio Itamaraty, no contexto da posse do Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Vice-Presidente eleito, Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho, no dia 1º de janeiro de 2023, devem solicitar credenciamento por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível na página:   

Clique aqui para preencher o formulário

As credenciais emitidas para o Palácio Itamaraty também permitirão o acesso ao Centro de Imprensa localizado em seu subsolo, que contará com telões para acompanhamento das cerimônias.

Devido a considerações de segurança e a limitações de espaço nos locais de cobertura da posse, cada veículo de imprensa poderá credenciar no máximo 5 profissionais (jornalistas de texto, fotógrafos, cinegrafistas e auxiliares) para acesso ao Palácio Itamaraty.

Adicionalmente, haverá limite máximo de credenciais a serem emitidas, levando em consideração a necessidade de garantir o maior número possível de veículos presentes e a capacidade do Palácio Itamaraty. Assim sendo, a apresentação do pedido de credenciamento não é garantia de que a credencial será emitida.

Informações gerais

As credenciais permanentes de imprensa da Presidência da República e do Ministério das Relações Exteriores não serão aceitas no dia da posse.

Após o envio de cada formulário, o endereço de e-mail cadastrado no documento receberá mensagem, que deverá ser respondida com os seguintes documentos anexados:

Para brasileiros:

a) foto 3×4, em fundo branco, formato “jpg” e com tamanho máximo de 1MB;

b) carta do veículo de imprensa, em papel timbrado, designando o profissional para a cobertura da posse;

c) cópia de documento de identidade com foto e número do CPF;

d) prova de relação de emprego, por meio da cópia das páginas da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) nas quais estejam registrados a identificação do profissional e o vínculo com empregador, ou do Contrato de Trabalho de Pessoa Jurídica; e

e) cópia do registro profissional emitido pelo Ministério do Trabalho e Previdência ou FENAJ para repórter, repórter fotográfico e repórter cinematográfico.

Para estrangeiros:

a) foto 3×4, em fundo branco, formato “jpg” e com tamanho máximo de 1MB;

b) carta do veículo de imprensa, em papel timbrado, designando o profissional para a cobertura da posse; e

c) cópia das páginas do passaporte onde constam identificação do titular com foto, número do passaporte e número do visto (quando requerido) e cópia do Registro Nacional Migratório – RNM (quando houver).

ATENÇÃO: O pedido de credenciamento será processado somente após o recebimento de todos os documentos acima listados.

O prazo para solicitação de credenciamento encerra-se, impreterivelmente, às 12h do dia 20 de dezembro de 2022.

Cerimônia no Congresso Nacional

Informações sobre o credenciamento para a cobertura jornalística da cerimônia de posse no Congresso Nacional podem ser obtidas na seguinte página eletrônica:

Clique aqui para acessar o credenciamento

O prazo para credenciamento junto ao Congresso Nacional encerra-se no próximo dia 16 de dezembro de 2022.

FONTE: Gabinete de Transição

Receber notícias

CONVITE O estudo Worlds of Journalism integra mais de 200 pesquisadores, com uma experiência de 15 anos em pesquis… https://t.co/Arw87PhDG6
RT @FENAJoficial: Brasil registra uma agressão a jornalista por dia em 2022 https://t.co/i8WyOXSc0U via @FENAJ

Acesse o Site