Notícias
Publicado em Quinta, 22 Dezembro 2022 14:37
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) enviou ofício à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP/DF) e ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) a fim de resguardar a integridade e o livre trabalho da imprensa na cobertura da posse do candidato eleito à presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, marcada para o dia 1º de janeiro.

O SJPDF solicitou às instituições públicas citadas que, durante o evento, adotem providências a favor da preservação da dignidade e do decoro físico e moral de jornalistas, radialistas, fotógrafos, cinegrafistas e demais profissionais da imprensa, evitando que atos de violência comprometam a realização e a importância simbólica da cerimônia.

As empresas de comunicação também receberam ofício, que alerta para a necessidade de adoção de medidas protetivas contra possíveis situações de risco e agressões à categoria. A preocupação do sindicato é por conta do histórico de hostilidade e agressividade em relação à imprensa por parte dos apoiadores do candidato derrotado, Jair Bolsonaro.

Entre as possíveis ações de apoio por parte das empresas, estão o envio de equipes completas aos locais de manifestação, a disponibilização de assessoria jurídica e a imediata autorização para que jornalistas em situação de perigo se retirem da pauta. No ofício, o SJPDF ressalta que é responsabilidade do empregador e das instituições públicas garantir a plena segurança de quem trabalha na cobertura da posse presidencial.

Plantão – O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal se coloca à disposição da categoria, das empresas, do poder público e da população para prestar qualquer apoio ou informação adicional durante a cerimônia, em regime de plantão. Episódios de violência serão encaminhados à SSP/DF.

Contato: 61 98346-9839

Receber notícias

CONVITE O estudo Worlds of Journalism integra mais de 200 pesquisadores, com uma experiência de 15 anos em pesquis… https://t.co/Arw87PhDG6
RT @FENAJoficial: Brasil registra uma agressão a jornalista por dia em 2022 https://t.co/i8WyOXSc0U via @FENAJ

Acesse o Site