Banner sindicalizacao 2023

Notícias
Publicado em Sábado, 28 Janeiro 2023 17:41
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) considera inaceitáveis os ataques e as ameaças nas redes sociais contra a jornalista Gabriela Biló, repórter fotográfica do jornal Folha de S. Paulo, no contexto da publicação de uma fotomontagem de sua autoria na capa do veículo na última quinta-feira (19).

O trabalho da imprensa pode e deve ser objeto de debate na sociedade, inclusive, com espaço para críticas sobre procedimentos técnicos e decisões editoriais. Isso jamais deve se converter, no entanto, em um ataque pessoal a profissionais, muito menos com investidas que evoluam para violações como incitação à agressão física. Passamos os últimos anos resistindo a uma escalada odiosa de ataques e ofensas a jornalistas vindos não apenas das redes sociais, mas das maiores autoridades públicas do país. Não podemos permitir que isso siga acontecendo.

Também é preciso ressaltar que a decisão de publicação de uma imagem na capa de um jornal, ainda mais de um veículo do alcance da Folha de S. Paulo, vai além da atuação de um repórter. Trata-se de uma decisão editorial, ou seja, em última instância, é uma escolha dos responsáveis diretos pela publicação do jornal – os quais, inclusive, não vieram a público até o momento para responder às considerações sobre suas escolhas editoriais nem defender a trabalhadora da truculência na internet.

Prestamos nossa solidariedade à colega Gabriela Biló frente aos ataques que desbordam da civilidade e nos colocamos à disposição para eventuais medidas que assegurem sua integridade física e profissional.

Receber notícias

Acesse o Site