banner sindi 55

Em Destaque
Publicado em Quarta, 29 Agosto 2018 17:08
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

Reunidos em assembleia em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, os trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação aprovaram a pauta de reivindicações para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2018/19 na última sexta-feira (24). Os Sindicatos dos Jornalistas do DF, RIO e SP e o Sindicato dos Radialistas do DF, RJ e SP vão protocolar a pauta e pressionar a empresa para o início das negociações. A data-base da categoria é 1º de novembro.

Para as cláusulas econômicas, os trabalhadores aprovaram um reajuste do IPCA do período e mais as perdas salariais dos últimos anos de 5,95%. Esse reajuste vale para os salários, piso, vale alimentação, auxílio creche, auxílio pessoa com deficiência e seguro de vida.

Na pauta, os trabalhadores defendem um aumento do adicional noturno para 40% e para áreas especiais para 60%. A categoria ainda aprovou que transporte noturno para os empregados seja garantido a partir das 22 horas nos dias de semana e 18h nos finais de semana.

As propostas de divisão das férias em até três períodos e de redução da intrajornada para até 30 minutos, ambas como escolha do trabalhador, também foram aprovadas. A assembleia também aprovou uma redução da jornada para quem faz 40 horas semanais para 35 horas, sem redução de salários e benefícios. Além disso, o fim do desconto do vale-transporte foi defendido.

Entre outras propostas, os trabalhadores ainda aprovaram que as funções de gerência-executiva, gerência e coordenação sejam ocupadas somente por pessoal do quadro efetivo e obrigatoriamente precedidas de Processo de Seleção Interna.

A proposta ainda busca retomar direitos perdidos com a reforma trabalhista, como as horas in itinere, homologações nos sindicatos e verbas rescisórias.

Confira a pauta completa aprovada pelos trabalhadores

Os dados mostram a degradação do mercado de trabalho, expressa na redução em 9,7% do emprego com carteira assinada… https://t.co/frcLhhM6ee
8hreplyretweetfavorite
A professora Sheila Rodrigues, da Universidade Estácio, abriu espaço para discussão sobre os principais problemas e… https://t.co/3IIRq3WD6l
23hreplyretweetfavorite

Receber notícias

Acesse o Site