Em Destaque
Publicado em Quarta, 28 Novembro 2018 16:27
PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

Em pleno cenário de ameaças à existência da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) pelo atual governo e também pelo governo que terá início em 1º de janeiro, a direção da empresa pública lança um novo Plano de Desligamento Voluntário (PDV). A estratégia alimenta o medo dos empregados e amplia o desmonte da comunicação pública federal.

Os Sindicatos dos Radialistas do DF, SP e RJ, os Sindicatos dos Jornalistas do DF, SP e RJ e a Comissão de Empregados da EBC, alertam os trabalhadores para os riscos de adesão ao plano. A proposta não garante o futuro dos funcionários e busca desmobilizar a participação na campanha “Fica EBC”, que vem crescendo no diálogo com a sociedade e com a classe política sobre a importância da empresa e da comunicação pública.

Os Sindicatos e a Comissão de Empregados recomendam cautela aos trabalhadores, que não tomem nenhuma medida precipitada, já que a adesão aos PDV's são irretratáveis no caso de adesão voluntária. O momento pede que todos somem esforços ao comitê criado para defender a EBC, lutando por sua finalidade constitucional e seu papel social, além da manutenção dos empregos públicos que também garantem a autonomia do órgão.

Neste mesmo cenário, passamos por uma difícil negociação do acordo coletivo, em que a empresa propõe reajuste abaixo da inflação e cortes de direitos sociais. Além disso, rumores de suspensão de programas diários nas Regionais de São Paulo e do Rio de Janeiro, sem plausíveis explicações, ajudam a aumentar o clima de insegurança. Os trabalhadores, no cenário que nos encontramos, precisam estar ainda mais unidos em busca de seus direitos.

Mesmo com a situação de indefinição política, precisamos estar juntas e juntos, somadas ao Comitê Fica EBC, lutando pela comunicação pública e pelos nossos direitos.

Sindicato dos Radialistas do DF, SP e RJ
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF, SP e RJ
Comissão de Empregados da EBC

 

Nesta quinta, 13/12, completamos 50 anos do AI-5. Para marcar esta data, o Sindicato dos Jornalistas do DF realiza… https://t.co/i5SoJ5x7Ac
2hreplyretweetfavorite
A categoria irá protestar contra o descaso da direção da EBC, que desde 23/11 protela uma resposta sobre a contrapr… https://t.co/tuANqBYQxi
18hreplyretweetfavorite

Receber notícias

Acesse o Site